Para os amantes desse eletrodoméstico que facilita muito a nossa vida. Se você gosta de máquinas de lavar roupas ou está pesquisando sobre o assunto para saber qual lavadora comprar, está no lugar certo.
Qual é a melhor lava e seca? Qual é a melhor lavadora de roupas? Qual lavadora de roupas atenderá minha necessidade? Este blog traz detalhes dos modelos atuais e também traz informações de alguns modelos já fora de linha.

Para famílias até 3 pessoas uma lavadora até 9kg de capacidade é suficiente.
Se pretende lavar edredons com tranquilidade e eficiência, considere a tabela abaixo:

- Edredom / Capacidade da lavadora*
- Solteiro / 8 kg*
- Casal / 11 kg*
- Queen ou King / 14 kg* ou superior*
- Super king: Nenhuma lavadora doméstica.


Está em dúvida sobre qual lavadora, lava e seca ou secadora atenderá melhor suas necessidades? Deixe uma mensagem ou envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que terei prazer em responder e ajudar.

Siga o blog no Twitter e curta a fan page no Facebook (na barra inferior da tela) e acompanhe os lançamentos, dicas e melhores ofertas de lavadoras de roupas, lava e seca, secadoras, insumos, etc...

domingo, 15 de maio de 2011

Lava e seca Electrolux Eco Turbo 9Kg (LSE09)


Minha opinião sobre a lava e seca: Recomendada!!!

Excelente lava e seca para famílias até 4 pessoas.
Muito eficiente, silenciosa, permite customizar os programas de lavagem e tem opção de deixar as roupas de molho durante 30 minutos.

Assista o vídeo que fiz apresentando o equipamento e suas principais funções.

Dúvidas na instalação da sua lava e seca? Assista o vídeo abaixo:




Principais Características:
- Função 2 em 1 Lavadora e Secadora de Roupas: lava e seca suas roupas e de toda família em um único produto. Economiza tempo e espaço e traz muita modernidade.
- Capacidade: 9 kg de lavagem e 5,5 kg de secagem. Lava e seca suas roupas e de toda família em um único produto. Economiza tempo e espaço e traz muita modernidade.
- 5 opções de enxágue: mais enxágues ajudam a eliminar quaisquer resíduos, ideal especialmente para peles extra sensíveis.

- Secagem por condensação: condensa o ar que retém a umidade das roupas e elimina água residual, otimizando e eficiência de calor. Economiza até 25% de energia se comparada aos sistemas convencionais.
- Pré-lavagem: para a limpeza ainda mais eficaz de peças com sujeira muito pesada.
- Sistema antirrugas: mantém 'as roupas girando no cesto com ar frio após cada ciclo de secagem, evitando a formação de rugas.
- Tamanho externo compacto: ideal para lavanderias com espaço reduzido.
- Função Destravar Porta: permite que você abra a porta a qualquer momento para adicionar peças de roupa esquecidas.
- Trava de segurança para crianças: bloqueia os controles do painel ao seu comando. Evita que a programação seja alterada acidentalmente.

- Gaveta Multidispenser: distribui automaticamente o sabão, amaciante e o alvejante no momento certo.
- Programa Preferido: você escolhe e a lavadora memoriza a programação desejada. Basta um toque para realizar a lavagem e secagem programadas por você. Muito fácil para qualquer um usar.

- 11 programas de lavagem: programação completa especialmente desenvolvida para lavar adequadamente todos os tipos de roupas e sujeiras.

- Porta com abertura 130º: a ampla abertura da porta permite colocar e tirar da lavadora até mesmo as peças mais volumosas.
- Tecnologia Nano Silver: partículas de prata que eliminam 99,9% de tipos comuns de bactérias. É a mais recente tecnologia pró-saúde para assegurar limpeza das roupas e da lavadora.
- Motor de alta tecnologia com 1400 rpm: não utiliza correia nem polia, é ultrasilencioso.
- Segurança total: 10 anos de garantia no motor.


ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Cor: Branca.
- Voltagem: 110V (EXLSE0911006) 220V (EXLSE0922006).
- Velocidades de centrifugação: 1400rpm.
- Classificação energética: A.
- Eficiência de centrifugação: A.
- Consumo de água espec.: 10L/ciclo/kg.
- Consumo de energia água fria: 0,031kwh/ciclo.
- Consumo de energia água quente: 0,3143kwh/ciclo.
- Dimensões (LxAxP): 600x850x640 mm.
- Peso: 64 kg.
- Garantia de 1 ano para o produto e 10 anos de garantia no motor.

MANUAL DE INSTRUÇÕES

Fonte: www.electrolux.com.br

616 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 400 de 616   Recentes›   Mais recentes»
Fernando Ricci disse...

Olá Gean Silva, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e que esteja gostando da LSE09!

É normal as lava e seca ficarem com o gabinete quente durante a secagem. Não esqueça de sempre deixar a torneira aberta durante a secagem porque elas usam água para condensar a umidade retirada das roupas e para controlar a temperatura interna.

Na LSE09 eu particularmente prefiro programar a secagem por tempo. Para secar poucas peças (umas 8 camisetas) 1:00, carga média (15 camisetas) 2:00, carga grande (20 camisetas) 3:00.

Na função Adiar Início você está programando daqui a quantas horas você quer que as roupas estejam prontas. Se você apertar Adiar Início até aparecer 6:00, por exemplo, você está dizendo que quer as roupas prontas daqui a 6 horas. Você deverá colocar as roupas na lava e seca, selecionar o programa de lavagem (e secagem caso queira) e abastecer o dispenser com sabão e amaciante para que a lavadora possa lavar as roupas.

Durante o período que testei essa lava e seca em nenhuma das vezes que utilizei a secagem ela aumentou o tempo durante a secagem.

Para verificar a velocidade de centrifugação segure a tecla lavagem e fique apertando a tecla secagem.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Olá Fernando, boa noite!

Me casei recentemente e quando fui pesquisar lava roupas encontrei o seu blog. Queria parabeniza-lo pela iniciativa pois ajuda muito a nós que somos leigos neste ramo a comprarmos um bom produto. Baseado nas suas recomendações, comprei uma eletrolux LSE 09. A máquina chegou aqui e após inúmeras tentativas de contato sem sucesso com a assistência técnica da eletrolux perto de minha casa para solicitar a instalação, mais uma vez recorri a internet e advinha quem me socorreu? SEU BLOG! Vi o vídeo da instalação da máquina e me senti super confiante para fazê-lo eu mesmo. Fiz a instalação conforme suas orientações e BINGO! A máquina está lavando super bem, muito silenciosa e prática. Mais uma vez muito obrigado pelas ajudas! Forte Abraço

Fernando Ricci disse...

Olá Rubem, tudo bem?

Fiquei muito feliz ao ler sua mensagem dizendo que o blog te ajudou na escolha da lava e seca e também ajudou na instalação da mesma inclusive você até já a usou para lavar roupas! Isso para mim é muito gratificante!

No youtube postei vários vídeos desse modelo ensinando a programar e mostrando as funções que ela tem. Vale a pena assistir.

Rubem, muito obrigado pela credibilidade e por ter vindo contar sua opinião sobre sua nova lava e seca e fique à vontade para voltar sempre que quiser.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Múcio Brêtas disse...

EXCELENTE LAVADORA
PARABENS, SEU BLOG É EXCELENTE, ATRAVES DELE DECIDI PELA COMPRA DA ELECTROLUX LSE-09.
MUCIO BRETTAS / SERRA / ES

Juliana Prates disse...

Fernando, tenho uma lava e seca eletrolux lse09 e estou tendo alguns problemas para secar as roupas. A máquina tem um cheiro muito ruim quando está secando, as roupas saem com cheiro horrível, cheiro de esgoto, de água parada.
Sabe me dizer o que poderia ser?

Outra coisa que me incomodou foi a opção adiar centrifugação, sempre que seleciono a máquina para e aparece no visar Hd. Sabe me dizer o que é o adiar centrifugação e o que quer dizer esse código?

Abraços
Juliana Prates

Unknown disse...

Boa noite Fernando.

Quero agradecer imensamente por ter solucionado meu problema. Não sei se você fez algum contato com a Electrolux ou foi por meio desse espaço, mas eles me ligaram dizendo que estavam sabendo do meu problema através de você e me ofereceram uma solução satisfatória. Agora está tudo OK.
Obrigado mais uma vez!
Grande abraço

Fernando Ricci disse...

Olá Mucio, tudo bem?

Fico feliz em saber que o blog te ajudou na escolha da lava e seca e que está gostando da Electrolux LSE09.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Juliana, tudo bem?

Muito estranho sua lava e seca LSE09 estar deixando esse cheiro nas roupas secas. Se fosse cheiro de borracha seria normal enquanto a lava e seca é nova.

Quanto tempo tem a sua lava e seca? Você faz a limpeza do filtro de detritos e o ciclo Auto Limpeza com frequência?

A opção Adiar Centrifugação deve ser acionada quando você quiser que a lava e seca deixe as roupas de molho na água do último enxague para que elas fiquem mais tempo em contato com o amaciante (quando colocado amaciante no dispenser). Essa função tem duração de 2 horas e no visor fica aparecendo a mensagem rHD. Se quiser que a lava e seca centrifugue as roupas, aperte a tecla Centrifugação e depois Inicio/Pausa.

Fico no aguardo das informações para poder ajudá-la.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Eder, tudo bem?

Eu realmente entrei em contato com a Electrolux relatando o seu caso e eles me disseram que entrariam em contato com você para resolver o caso e fiquei muito feliz em saber que eles te ofereceram uma solução satisfatória.

Fico feliz em tê-lo ajudado e qualquer coisa estou à disposição.

Forte abraço!

Laura Mesquita disse...

Fernando,
Vasculhei muito o seu site. Primeiro queria uma lava e seca LG cinza, depois descobri que era só pintada e não toda de metal e também desisti pelo nº de reclamações na internet das lava e seca em geral. Vim em busca de informações sobre lavadores e pelos seus comentário me decidi entre uma destas: LSE09,WD0854 e WD1485AT Comprei a 1ª porque estava em uma promoção esta semana e vc indicava. Instalamos nós mesmos com seu vídeo, e estou aprendendo a usar pelos seus posts. Ainda acho que está meio desalinhada pois a centrifugação não está assim tão silenciosa, e vou experimentar secar primeiro com roupa de cama para não perder roupas encolhidas. Adorei sua ajuda e o seu jeito de "fazer o bem sem olhar a quem" com seu blog. Não salva o mundo (rsrs) mas melhora a vida de um monte de pessoas em busca de informação. Espero que continue dando tudo certo com minha lavadora. Valeu...
Laura M
Brasília

Fernando Ricci disse...

Olá Laura M, tudo bem?

Fico feliz em saber que vasculhou o blog para que ele te ajudasse na escolha de uma lava e seca.

Acredito que ficará satisfeita com a LSE09 porque ela é excelente!

Além das dicas aqui no blog, fiz vários vídeos mostrando como programar a LSE09 e também explicando as funções e os publiquei no youtube. Se tiver oportunidade assista-os e eles te ajudarão muito a explorar o melhor de sua lava e seca.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Juliana Prates disse...

Oi Fernando!

Só agora à noite fui ver a tua mensagem, hoje à tarde levaram minha máquina para a assistência, por causa dessa mensagem que apareceu...ninguém soube me dizer o que era!
Amanhã mesmo vou ligar e dizer para não fazerem nada, já que é normal essa mensagem...que sacanagem!
Vão abrir e mexer dentro sem motivo! Ainda está na garantia, mas não sei até que ponto é bom abrir uma máquina nova, estou usando ela desde dezembro do ano passado.
Se bem que eles ainda vão ver o motivo do cheiro, que realmente é ruim, o que me disseram ao telefone é que pode ser sabão que ficou acumulado no respiro, pois várias vezes coloquei sabão liquido demais e vazou espuma por baixo dela.
Se conseguirem resolver esse problema já vai ser bom, pois quero usar muito a secadora, o nosso inverno aqui no sul é muito úmido!

Muito obrigada pela tua resposta!
Te mantenho informado do que está acontecendo com ela na assistência!

Abraços
Juliana

Juliana Prates disse...

Fernando!
Respondendo às tuas perguntas:
Tenho minha máquina desde maio de 2012, porém só comecei a usá-la em dezembro, quando me mudei. Ela ficou parada dentro da caixa nesses meses até começar a usar.
Nunca fiz a limpeza de filtros de detritos e também nunca fiz o ciclo Auto Limpeza.
O que eu limpei um tempo atrás, quando testei a secagem e saiu esse cheiro ruim foi o filtro de drenagem e nada mudou.

Acho que era isso.

Abraço
Juliana

Anônimo disse...

Oi Fernando,
muito bom seu blog!

minha LSE09 foi instalada hoje.
porém não tenho água quente e as duas mangueiras (quente e fria) foram instaladas em torneiras frias.

nesse caso, mesmo com as duas mangueiras instaladas, a lava e saca vai esquentar a água internamente?

obrigado!
Daniel

Fernando Ricci disse...

Olá Juliana, tudo bem?

É importante fazer mensalmente o programa Auto Limpeza e a cada 15 dias limpar o filtro de detritos. No youtube fiz um vídeo ensinando a limpar esse filtro.

Quando sua lava e seca voltar da assistência técnica me conte se o problema foi resolvido.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Daniel, tudo bem?

Sim, sempre que você selecionar uma temperatura de lavagem diferente de fria a sua LSE09 aquecerá automaticamente a água durante o molho/lavagem.

Se puder, posteriormente me conte o que está achando da sua lava e seca.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Fernando,

Estive pensando em comprar essa máquina, porém encontrei algumas reclamações em sites de lojas (opiniões de usuários insatisfeitos) e também uma reclamação no site reclameaqui, dizendo que a máquina demora muito para secar. Quando faltam 30 minutos, a máquina reprograma para 2h 50min. Você observou este problema? Segue aqui um vídeo demonstrando o problema: http://youtu.be/9BKB1CqGbJ4

Anônimo disse...

Fernando seu blog é SUPER! pq eu naum o encontrei antes de realizar minha compra??
comprei uma lava e seca eletrolux LSE09 e depois de ler os comentarios fikei um pouco arrependida. será que as roupas ficam realmente com cheiro ruim?será que eu fiz um mau negocio?
eu tenho uma brastemp que eu ia ate vender, mas estou axando melhor guardá-la caso eu me arrependa.
Ludmila Steiner

Anônimo disse...

OLA BOM DIA FERNANDO! MUITO BOM SEU SITE, MAS AINDA TENHO ALGUMAS DUVIDAS, POR ISTO GOSTARIA Q ME INDICASSE UMA LAVA E SECA E TB UMA LAVADORA E SECADORA EM SEPARADO PARA UM FAMILIA DE 5 PESSOAS, QUE IRA MORAR EM APTO! OBRIGADA! DANIELA!

Fernando Ricci disse...

Olá Tiago, tudo bem?

Reclamações de clientes insatisfeitos você encontrará de todas as marcas e modelos de lavadora e lava e seca.

As lava e seca demoram mais para secar as roupas se comparadas com uma secadora de tambor tradicional, principalmente se a lava e seca for 110V. As 220V secam mais rapidamente porque a resistência que aquece o ar da secagem tem maior potência.

Eu já havia visto esse vídeo e essa está com defeito. Eu testei a LSE09 e a que estava comigo não apresentou esse problema.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ludmila Steiner, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A lava e seca Electrolux LSE09 é excelente e eu a recomendo muito aqui no blog.

Quanto ao cheiro de borracha nas roupas secas é normal quando a lava e seca é nova, independente da marca. Com o tempo esse cheiro desaparece.

Mas se você tem uma secadora Brastemp certamente está acostumada a retirar as roupas da secadora e guardar a maioria delas nem a necessidade de passá-las. Por isso eu recomendo você guardá-la mesmo pois acredito que estranhará bastante as roupas secas em lava e seca. Eu no seu lugar usaria a LSE09 para lavar as roupas e a secadora Brastemp para secá-las.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Daniela, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

As opções que atendem sua necessidade são:
- Lava e seca Electrolux Eco Vapor 12kg (LSE12)
- Lava e seca LG Prime Touch 10,2kg (WD-1412RT)
- Lava e seca Samsung Eco Bubble 10,1kg (WD106)
- Lavadora Samsung Eco Bubble 10,1kg e secadora Brastemp Ative! 10kg (pode ser a de piso ou a suspensa)
- Lavadora Electrolux Ecologic 12kg (LEC12) e secadora Brastemp Ative! 10kg (pode ser a de piso ou a suspensa)

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Luiza disse...

Oi Fernando, tudo bem?

Comprei essa lava e seca e estou com medo de ligar na tomada pq o plugin da maquina é "gordo" e não cabe na tomada da parede. No manual está escrito que não posso usar aqueles T's. E agora??

Francisco de Paula disse...

Caro Fernando. Obrigado por me esclarecer e me ajudar a decidir pela Lava e Seca Eletrolux LSE09.
É uma excelente máquina.

Fernando Ricci disse...

Olá Luiza, estou bem e você?

As lava e seca vem com plug tripolar 20A. A tomada que está na parede é de 10A e por isso os pinos do plug da lava e seca não entram. Será necessário realizar a troca da tomada por uma 20A.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Francisco de Paula, tudo bem?

Fico feliz em tê-lo ajudado na escolha da lava e seca e em saber que está satisfeito com a Electrolux LSE09. Ela é realmente uma excelente lava e seca.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Rodrigo Purgato disse...

Fernando, eis que estou aqui novamente...

Semana passada postei um comentário na página da Lava e Seca LG Prime Touch WD1412RT, estava pensando em compra-la e até havia achado um desconto no Fast Shop...

Pois é, demorei demais e se esgotou... =[

Bom, iniciei novamente minha saga atrás da Lava e Seca ideal para minha necessidade...

Lembrando, somos eu, minha esposa, uma pequena de 6 anos e ano que vem planejamos mais um bebê.

Gostaria de pagar no máximo R$ 2.000,00...

Dentre as diversas opções, gostei da Electrolux LSE09, acredito que 9 kg dê tranquilamente para lavarmos e secarmos nossas roupas, minha preocupação mesmo, é com problemas que ela possa me causar, caso apareça defeitos.

Eu reparei que você indica a LSE09, que você só não indica a LSE11...

Minha pergunta é, até 2 mil, você acha a LSE09 um bom negócio? Ou tem coisa melhor no mercado por esse mesmo preço???

Eu gostaria mesmo de uma 10 kg, mas por esse preço é só com super promoção e a necessidade bate a porta.

Te agradeço desde já meu amigo.

Parabéns mais uma vez pelo comprometimento, dedicação e boa vontade.

Abraços.

Anônimo disse...

Tive que vir aki e deixar registrado que estou AMANDO minha LSE09!
esse negocio de que as roupas saem fedidas, comigo nao aconteceu!!!
completamente satisfeita!
obrigada Fernando por todas as dicas, estou usando todas!!

ABçS Ludmila Steiner

Anônimo disse...

Olá Fernando, obrigada por disponibilizar todas essas informações para nós aqui no blog. Comprei uma Lava e Seca Electrolux LSE09 e estou muito satisfeita com a qualidade da lavagem. O problema é que a máquina insiste m apresentar um vazamento. Não é o sabão em pó, já coloquei pouco (fez pouca espuma), mas o estranho é que após a lavagem há água debaixo da lavadora. No dia seguinte tem mais água... As mangueiras estão corretas, a altura da saída de água também. Será que você tem idéia do que pode ser? Comprei a máquina há 2 meses, irei acionar a garantia pois o técnico que a instalou era da Brastemp, talvez tenha feito algo errado. Se puder me ajudar agradeço muitíssimo. Um abraço, Lyla.

Juliana Prates disse...

Olá Fernando,te dando um retorno sobre minha máquina LSE09.
Ela voltou da assistência sem defeito nenhum, porém o cheiro nas roupas continua...acho mesmo que deve ser de borracha queimada, mas já usei a secadora algumas vezes e esse cheiro não passa.
Vi que uma pessoa postou que a máquina dela não apresentou cheiro algum, que está plenamente satisfeita.
E agora? O que mais pode ser?
Será que deixo tempo demais secando? Sempre programo a secagem por tempo, 2hs e sempre as roupas ficam úmidas e coloco mais 1h, pode ser esse o motivo?
Não sei o que fazer.

Obrigada pela ajuda!

Abraço
Juliana Prates

Cristina disse...

Comprei a Lava e Seca lse 09 e inaugurei ontem. Foi exatamente o que imaginei. Super boa a lavagem e a secagem. Apanhei um pouco pois coloquei muito sabão mas tudo correu super bem. Adorei a lavadora.

Eduardo disse...

Olá Fernando,

Baseado em sua maior parte nas recomendações do seu blog, comprei uma Electrolux LSE09 para minha casa. Moro apenas eu e meu irmão, de modo que acredito que a capacidade não seja um problema (estamos cientes da limitação de 5,5Kg na secagem e pretendemos não exceder esse limite nos ciclos pois precisamos que a secadora funcione corretamente).

Minha pergunta é em relação à agua quente que pode ser conectada à máquina. Temos um aquecedor de passagem a gás que fica muito próximo da máquina, não seria muito complicado adicionar uma conexão T para conectar água quente à LSE09 (embora fosse ficar esteticamente desagradável).

Desta forma, minha dúvida é: vale a pena conectar a água quente à máquina? Há economia perceptível de energia? (imagino que sem a água quente do aquecedor a máquina tenha que aquecer a água usando alguma resistência elétrica).

Há diferenças no resultado final (lavagem ou secagem) quando a máquina está conectada a uma fonte de água quente como um aquecedor a gás?

Obrigado!

Rafael disse...

Ola fernando parabens pelo blog
Tenho uma lse09 estou muito feliz com ela mais ocorreram dois problemas ela vaza a agua por baixo e ja apareceu um cod h1 oq significa?

Charles disse...

Ola Beleza Fernando, cara parabens pelo blog,ajuda muito a minha Consul Mare comprei porque pude ver os comentarios seus sobre ela que e excelente na lavagem e limpeza foi uma otima compra que fiz graças a voce,mas agora resolvi troca de maquina que nao nao faz nem um ano que tenho a minha como nao tenho tempo,pude pesquisar sobre a lava e seca ,mas ja ouvi fala muito delas que nao sao boas,mas fui no magazine luiza pode ver a eletrolux Eco Turbo de 9k ela lava e seca 9 k.mas qual e a melhor Samsung LG ou Eletrolux,uma duvida tambem e o cheiro da borracha o cheio e forte de incomodar,porque me preocupo muito com questao de cheiro desagradavel na roupa Att Charles Ribeiro.fico no aguardo email Charles.dribeiro@hotmail.com

Anônimo disse...

OLÁ GOSTARIA DE UMA LAVA E SECA QUE LAVE BEM PRA UM APARTAMENTO COM 2 PESSOAS ...EU TOSADORA E MEU ESPOSO QUE TRABALHA EM CHAVEIRO SUJA MUITO A ROUPA ..QUAL LAVA E SECA VOCE ME INDICA???
SEM INTENÇAO DE LAVAR EDREDONS NELA.
OBRIGADA.JULIA

Fernando Ricci disse...

Olá Rodrigo Purgato, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Até R$2.000,00 eu recomendo a lava e seca LG Prime Touch 8,5kg (WD-1485AT), Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854) e Electrolux LSE09. Qualquer uma delas que você encontrar até 2 mil pode comprá-la.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Ludmila Steiner, tudo bem?

Fiquei super feliz ao ler sua mensagem dizendo que está satisfeita com a LSE09!! Isso para mim é muito gratificante!!!

Você está usando a lava e seca direitinho por isso suas roupas não estão ficando com cheiro ruim.

Ludmila, muito obrigado por ter vindo nos contar sua opinião sobre sua nova lava e seca aqui no blog e fique à vontade para voltar sempre que quiser.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Lyla, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e obrigado pelas palavras!

Verifique se a mangueira de entrada de água está bem rosqueada na parte de trás da lava e seca e não está pingando água.

Se estiver tudo ok, acione sim a assistência técnica autorizada para verificação do equipamento.

Se puder, me mantenha informado sobre o caso.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Juliana Prates, tudo bem?

Que bom que a sua lava e seca voltou sem defeito!

Sobre o cheiro ruim na secagem, as roupas devem mesmo estar passando do ponto de secagem. Faça o seguinte: programe a secagem por tempo de acordo com a quantidade de roupas e deixe a lava e seca fazer o anti-rugas que ela faz após a secagem. Durante o anti-rugas a lava e seca ainda está quente e muitas vezes termina de secar as roupas, porém sem gastar energia. Se após a lava e seca desligar completamente as roupas ainda estiverem úmidas, ligue-a novamente e selecione a opção Tira Odor que funciona também como uma secagem de 35 minutos assim as roupas terminarão de secar, não passarão do ponto de secagem e não ficarão com cheiro ruim.

Faça isso e depois me conte se deu certo.

Ficarei no aguardo.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Cristina, tudo bem?

Fiquei super feliz em saber que está satisfeita com a LSE09. Ela é um espetáculo mesmo!

Sobre a quantidade de sabão, conforme você for usando a lava e seca aprenderá a dosar a quantidade necessária para as roupas que costuma lavar.

Cristina, muito obrigado por ter vindo registrar sua opinião sobre a lava e seca LSE09 aqui no blog e fique à vontade para voltar sempre que quiser.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Eduardo, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele te ajudou na escolha da lava e seca!

Acredito que ficará satisfeito com a LSE09 porque ela é uma excelente lava e seca!

Quanto a conectá-la na água quente, haverá economia de energia quando você selecionar uma temperatura de lavagem diferente de fria porque a lava e seca não precisará aquecer a água (ou caso precise, será pouco). Quando temos somente água fria ela tem uma resistência interna que aquece a água e consequentemente consome mais energia do que a lavagem com água fria.

Não haverá diferença no resultado final de lavagem ou de secagem, porque na lavagem se você não tivesse o aquecedor a lava e seca aqueceria a água da lavagem automaticamente até (sempre que você selecionar uma temperatura de lavagem diferente de fria) e na secagem ela usa água fria.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Rafael, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A LSE09 é realmente uma excelente lava e seca!

Sobre os vazamentos que ocorreram, verifique se você não está exagerando na quantidade de sabão utilizada nas lavagens. Para a lavagem ser eficiente e não causar problemas deve formar no máximo 2 dedos de espuma.

O código H1 para mim é novidade na LSE09. Caso ele persista acione a assistência técnica autorizada para verificação do equipamento e depois me conte o que o técnico disse.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Charles Ribeiro, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou do blog e que foi ele que te ajudou na escolha da Consul Maré e que está satisfeito com a lavadora. Ela é realmente excelente!

Sobre as lava e seca, o cheiro de borracha nas roupas nas primeiras secagem é comum e após fazer uns 10 ciclos de secagem o cheiro começa a diminuir até desaparecer completamente. Normalmente as roupas ficam com esse cheiro quando passam do ponto de secagem.

É difícil dizer qual é melhor ou pior porque todas são excelentes, mas todas tem prós e contras. Nenhuma é perfeita.

Os modelos que te recomendo são:
- Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854 ou WD856)
- Electrolux LSE09
- Samsung Prime Touch 8,5kg (WD-1485AT)

É importante que o fabricante tenha posto de assistência técnica autorizada na cidade onde mora.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Julia, tudo bem?

As lava e seca que eu recomendo para as suas necessidades são:
- Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854 ou WD856)
- Samsung Prime Touch 8,5kg (WD-1485AT)
- Electrolux LSE09

As três são muito eficientes e atenderão suas necessidades com tranquilidade.

É importante que o fabricante tenha posto de assistência técnica autorizada na cidade onde mora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Liliane Pavanello disse...

Oi Fernando!!

Parabéns pelo Blog, é excelente!!

Eu preciso de ajuda...
Comprei a LSE09 há uns 4 meses. No começo achei que a roupa ficava super macia. Usava o programa "normal". Mas também, parece que as roupas começaram a ficar desbotadas.
Assim, mudei para o programa rápido. Mas as roupas ficam super duras e ásperas.
No modo "cama e banho" também as toalhas ficam um horror de ásperas.
O que eu tô fazendo de errado?
Só no programa normal a roupa fica um pouco mais macia.
O amaciante é o mesmo sempre, só troquei o sabão por um líquido, pra ver se melhorava.
Porque quando eu programo no preferido as mesmas configurações do normal, o tempo fica menor?
Pra que serve o "adiar enxague"?
Abraço

Unknown disse...

Olá Fernando,
Obrigada pelo blog.
Atualmente a minha máquina deixa a roupa muito amarrotada.
Na minha casa somos 3 adultos. Gostaria de uma máquina que também deixasse a roupa "praticamente passada" rrrsss, que fosse econômica e que permita lavar edredon.
Obrigada
Flávia

Luiz Carlos disse...

Cara?... Nunca encontrei um BLOG tão útil na internet! Tu ta de parabéns!

Olha só estava em duvida sobre esta eletrolux 9k LSE09, mais agora vou comprar uma desta.

Show de bola seu blog.

Fernando Ricci disse...

Olá Liliane Pavanello, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Sobre as roupas que começaram a ficar desbotadas, recomendo mudar o sabão utilizado e se forem roupas coloridas ou escuras diminuir o tempo de lavagem, selecionando Curta ou Rápida na tecla Lavagem.

Para as roupas ficarem macias, independente do programa de lavagem selecionado, selecione sempre 5 enxagues, não exagere na quantidade de sabão (deve formar no máximo 2 dedos de espuma durante a lavagem), dê preferência para sabão líquido e amaciante concentrado;

Para as toalhas ficarem macias substitua o amaciante por vinagre branco (encha o compartimento de amaciante com vinagre branco até a marca MAX), que não deixa cheiro, elimina impurezas e bactérias e amacia as fibras do tecido. Pode ficar tranquila que as toalhas não ficarão com cheiro de vinagre.

O Adiar Centrifugação deixa as roupas de molho na água do último enxague durante 2 horas. Depois desse tempo a lava e seca solta a água e faz a centrifugação final.

O Programa Preferido é um programa totalmente personalizável, onde você pode selecionar qualquer opção de lavagem, enxague, centrifugação, temperatura e secagem e após realizar esse ciclo uma vez as opções selecionadas ficarão na memória do Programa Preferido. Assim, da próxima vez que quiser usar um programa de lavagem com essas mesmas opções basta selecionar o Programa Personalizado.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Flavia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Olha, essa máquina que deixa a roupa "praticamente passada" ainda está para ser projetada. Qdo ela for lançada eu comprarei duas rsrsrs...

Qual é a sua máquina atual?

Você está à procura de uma lavadora ou lava e seca?

Fico no aguardo para poder ajudá-la.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Luiz Carlos, tudo bem?

Fiquei super feliz ao ler suas palavras e em saber que o blog te ajudou na escolha da LSE09!

Qualquer coisa estou à disposição.

Muito obrigado pela credibilidade e pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá Fernando!Meu nome é Kátia minha irmã comprou uma ótima máquina devido seus conselhos e agora eu também comprei uma conforme suas recomendações comprei a"Lava e seca Electrolux Eco Turbo 9Kg (LSE09)",vi o vídeo de instalação gostaria de saber se a mangueira de entrada de água pode conectar direto na rosca do cano de PVC ou se precisa de uma torneira e nesta torneira se conecta a mangueira? Tem que usar Veda Rosca na instalação? Mesmo sendo somente água fria na minha casa a Lava e Seca esquenta a água? Aguardo.Obrigado desde já.

Unknown disse...

Olá,

Comprei a lava e seca LSE09 mas toda roupa que lavo sai com muitos fiapos. Limpo praticamente todos os dias o filtro, não misturo toalhas com roupas. E toda roupa que lavo parece que estava lavando com toalha junto.

Isso é normal?
Obrigada!

Danielle

Fernando Ricci disse...

Olá Kátia, tudo bem?

Fico feliz em saber que sua irmã está satisfeita com a máquina que recomendei e que o blog te ajudou na escolha da lava e seca!

Você pode conectar a mangueira de entrada de água da LSE09 diretamente na rosca do cano de PVC sem problemas. Não é necessário usar Veda Rosca.

Como você tem somente água fria na residência, conecte apenas uma mangueira na entrada COLD atrás da lava e seca. Neste caso, sempre que você selecionar uma temperatura de lavagem diferente de fria a lava e seca aquecerá a água automaticamente durante a lavagem.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Danielle, tudo bem?

Não é normal as roupas saírem com fiapos da LSE09.

Você usa sempre a secagem? Após a secagem você limpa a borracha da porta, que normalmente fica com pelinhos das roupas que se desprenderam durante a secagem, antes de usá-la para fazer uma nova lavagem?

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Thamires disse...

Olá! Tenho uma lava e seca de 9kg e até hoje não consegui lavar roupa preta sem que elas saiam com plumas. Pesquisando, li sobre o filtro de drenagem mas não sei onde ele está e como posso fazer a limpeza do mesmo.
O espaço que tenho para a máquina em meu apto é pequeno e é em cima de um ralo. Gostaria de saber também se essa máquina permite o uso de outros pés para que eu possa elevá-la um pouco mais e assim impedir que a água do ralo entre em contato com a máquina.
Aguardo suas orientações e desde já agradeço.

Clara disse...

Oi Fernando !!

Primeiramente, gostaria de elogiar o seu blog e os videos do seu canal do youtube !! Estou com uma LSE09 recém instalada e estava cheia de dúvidas. O manual não é muuuuito completo... aprendi muito mais sobre a programação da maquina com o seu video do que lendo o manual !!

Agora, os problemas... Eu "inaugurei" a máquina com a lavagem de um edredon. Foi meio que um teste, e eu não fiquei muito satisfeita. Ele não saiu nem um pouco cheiroso - saiu até com um cheiro meio ruim, de borracha. Fiquei achando que deveria ter usado a auto limpeza antes de usar pela primeira vez. O que vc acha?

Não me fiz por vencida, e hoje lavei o edredon novamente. Algumas coisas eu achei meio estranhas, e queria saber se tem alguma coisa errada com a minha maquina...

1 - Em momento algum a máquina "encheu". Fiquei olhando ela funcionando, e saía um esguicho finiiiiiiinho de água... nao senti firmeza. Na primeira lavagem (a que a roupa ficou com cheiro ruim), eu selecionei a funcao "edredon", botei 1 copinho de sabao liquido e mandei bala. Ela não encheu. Ficava aquela roupa ensopada, virando pra lá e pra cá, enxaguou as 3 vezes, mas eu nao senti firmeza (tanto que ficou fedendo).

2 - Na segunda tentativa, selecionei o pragrama "edredon", mas selecionei "molho" no programa de lavagem. E ela NÃO encheu !! Que raivaaaaa kkkkk !! Digo, encheu um pouquinho mais, mas foi bem parecido com a primeira tentativa. Mas não submergiu a roupa. Coloquei 2 copinhos de sabao e vazou água (já vi numa resposta acima e já entendi o motivo do vazamento). Dessa vez, a roupa não saiu com cheiro ruim, mas também não saiu cheirosa, como geralmente tem que ficar.

Essa maquina enche ou não enche ?? Pq pra mim, MOLHO significa roupa mergulhada na água, e isso DEFINITIVAMENTE não aconteceu nas 2 tentativas.

3 - A terceira dúvida é quanto à gavetinha do sabão. Ela tem 3 compartimentos. Eu só coloco sabao uma vez ?? Pq ela joga agua ali mais de uma vez, mas na segunda o sabao já foi todo embora. E quando eu jogo o sabao liquido, ele já escorre todo !! Tem algum mecanismo ali dentro que separa o conteúdo dos 3 compartimentos ? Essa foi a minha maior duvida, já que o manual não fala muito sobre a gaveta do sabao. E eu não tenho muita noção da quantidade de sabão que cada tipo de lavagem pede (marinheira de primeira viagem, nunca lavei roupa na vida hahaha)!

Enfim, as minhas duvidas sao essas !! Já são quase 2 horas da manhã, e eu aqui, quebrando a cabeça com a bendita da máquina, e com raiva do meu edredon que não tá cheiroso, achei o seu blog ! Se souber responder essas minhas duvidas, serei eternamente grata kkkkkk =)

(e me desculpa o tamanho do post)

Anônimo disse...

Oi Fernando
Achei que minha LSE09 estava com vazamento e fiquei testando a máquina de todos os jeitos possíveis! Até descobrir que a água que se acumulava embaixo dela vinha na verdade do encanamento sob a pia do tanque (fiz uma reforma há pouco tempo). Agora está tudo bem!
Ela lava e seca direitinho. No entanto, para secar ela leva em torno de 4 horas e fica aquele exibindo aquele reloginho no display. Se eu não interrompo o processo, parece que aquilo vai se prolongar indefinidamente...
Sobre lavagem de edredom, não tentei usar LSE09 para isso, mas no último que comprei vinha na etiqueta "devido ao volume, recomendamos não lavar em máquina doméstica". É um daqueles bem fofinhos.
Obrigada novamente por nos ajudar.
Um abraço
Lyla

Unknown disse...

Qual é a quantidade ideal de espuma para uma lavagem excelente? Pergunto porque o princípio da química é que sabão faz espuma durante a limpeza. E uma porção de detergente em uma esponja tem rendimento diferente da mesma porção em uma flanela, por exemplo. Se puder anexar foto ou vídeo, agradeço. Atenciosamente, Rebecca

Katia Aparecida disse...

Olá Fernando possuo um lava e seca Eletrolux Igual a esta e gostaria de saber o seguinte: Um barulinho na hora da centrifugação uma espécie de *tec tec tec...é normal? Gostaria de saber também se posso lavar e secar , ou somente secar ou somente centrifugar Tênis na lavardora? E se peças intimas como sutiãs podem estragar na secagem uma vez que algums possuem argolas de plastico nas alças.Desde já agradeço. Kátia Aparecida.

Unknown disse...

Ei Fernando.Quero te parabenizar pelo blog.Muito legal.Bem,eu comprei uma lava e seca eco turbo electrolux 10,5 kg,ha poucos dias -dez dias - e estou tristissima pois ela apos algumas lavagens perfeitas nos dias anteriores,hoje apenas apagou.Coloquei a roupa,pus o sabao,escolhi o programa,ela começou a funcionar,e alguns minutos depois apagou.Como nao estava do lado nao vi se apareceu algum aviso.Chamei um eletricista que verificou a instalaçao eletrica da area de serviço que esta ok.Quero morrer!!!!

Anônimo disse...

Olá Fernando,
Parabéns pelo blog e obrigada por nos ajudar.
Comprei uma LSE09, mas estou insatisfeita com a demora, principalmente para secar. Normalmente uso uma programação rápida com cerca de 2h no visor, mas demora muito mais que isso (quase 4 horas). Não percebo o tempo aumentar sozinho na secagem, mas tb não decresce no tempo normal. Será que a demora na secagem é devido a centrifugação que uso (1000) ?
Se eu uso uma lavagem rápida e demora tudo isso, imagine se eu fizer um ciclo com varios enxagues, pré-lavagem...
Por favor, me ajude
Por

Márcia Braga disse...

Oi boa tarde tenho uma lava e seca eletctrolux turbo 9k, meu problema é que sempre da um erro durante o processo de lavagem. Foi dito por um tecnico que mesmo não tenho agua quente, deveria ter uma torneira com duas saidas para as entrads quente e fria da ma´quina. Isso procede? alguém sabe qual seria a torneira apropriada?

Bianca disse...

Olá Fernando,

Primeiro gostaria de elogiar seu blog. Ele é perfeito!!!!
Já assisti vários vídeos seus, inclusive instalei a minha electrolux eco turbo 9kg seguindo as suas orientações. ;)
Bom mais a minha dúvida é outra. Hoje fui lavar as roupas como de costume. Lavei uma carga pequena de roupa no programa rápido, porém a máquina não terminou o ciclo, estava com água dentro dela e apareceu a mensagem no visor rhd. O que significa isso?
Obrigada! (:

Fernando Ricci disse...

Olá Thamires, tudo bem?

Quando utilizamos a lava e seca para fazer a secagem ela fica com pelinhos das roupas em seu interior. Após utilizar a secagem, antes de lavar uma nova carga de roupas, limpe a borracha da porta com uma esponja dessas de lavar louças (use o lado amarelo, esponja seca) e faça um ciclo d enxague (ligue a lava e seca, selecione o Programa Preferido e programe apenas 1 enxague.

Sobre o filtro de detritos, ele fica localizado dentro daquela tampinha de plástico que fica no canto inferior direito da lava e seca. No youtube fiz um vídeo ensinando a fazer a limpeza. Digite na busca "Limpeza do filtro de detritos".

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Clara, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e dos meus vídeos do youtube!

Vamos as explicações para suas dúvidas:

Quando a lava e seca é nova é normal as roupas secas saírem com cheiro de borracha queimada. Após fazer uns 10 ciclos de secagem esse cheiro começa a diminuir até desaparecer completamente.

1- As lavadoras front load não enchem de água para lavar as roupas como fazem as top load porque se elas encherem de água as roupas não farão o movimento de tombamento necessário para retirar as sujeiras das fibras dos tecidos. Nesse sistema as roupas ficam apenas molhadas para ficarem pesadas e então tombarem corretamente.
Aquele "esguicho fininho"é um sistema de recirculação de água e ele ajuda muito principalmente no enxague das roupas.
Você pode alterar a quantidade de enxagues para 4 ou 5, de acordo com a quantidade de roupas que está lavando.

2- O MOLHO nas front load é diferente. As roupas ficam molhadas com água e sabão e dessa forma elas já estão de molho. A cada 5 minutos a lava e seca dá uma girada no cesto para mudar as roupas de lugar para que o molho aja de maneira uniforme.

3- Sobre a gaveta dispenser, ela tem 3 compartimentos.
Os compartimentos de sabão (I - sabão para Pré-lavar e II - sabão para a lavagem principal) não são preparados para liberar o sabão líquido somente no momento exato.
Quando você selecionar a opção Pré-lavar recomendo usar sabão em pó nos compartimentos I e II assim a lava e seca usará o sabão de cada compartimento na hora certa.
Quando você selecionar as opções Molho ou Lavar pode colocar sabão em pó ou líquido no compartimento II. Mesmo que o compartimento não segure o sabão líquido (como você mesmo disse ele escorre imediatamente para dentro da lava e seca) não tem problema porque quando a lava e seca iniciar o funcionamento a primeira coisa que ela vai fazer é encher de água e jogar esse sabão para dentro da lava e seca.
Quando quiser usar um tira manchas em pó (Vanish, Vantage, Minuano, Urca Maxx, Inglesa Facilita, etc...) pode despejá-lo no compartimento II junto com o sabão.

Fique tranquila que conforme você for usando a lava e seca aprenderá qual a quantidade de sabão deverá usar para as roupas que costuma lavar.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Lyla, tudo bem?

Que bom que a sua LSE09 não estava vazando água!

Sobre a secagem, qual opção você costuma selecionar?

Sobre o edredom, geralmente eles vem escrito isso mesmo na etiqueta. A minha recomendação sempre é: tente colocar o edredom na lavadora. Se ele couber no cesto sem ficar socado, ela lava.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Rebecca, tudo bem?

Na lavagem de roupas a quantidade de espuma que deve formar durante a lavagem para que a mesma seja eficiente é 1 ou no máximo 2 dedos de espuma. Excesso de espuma não significa que a roupa limpará melhor, mas sim que ela ficará dura/áspera devido ao excesso de sabão e significa também que o funcionamento da lavadora está sendo prejudicado.

No youtube tenho vários vídeos onde mostro as lavadoras e lava e seca lavando roupas e neles sempre mostro quanta espuma formou durante a lavagem.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Kátia Aparecida, tudo bem?

Esse "tec, tec, tec..." que a LSE09 faz durante a centrifugação é algum fio que está batendo no gabinete quando o cesto está balançando durante a centrifugação. Se ela estiver em garantia você pode acionar a assistência técnica para que o técnico verifique qual é esse fio e prenda-o para que ele pare de bater no gabinete.

Você pode lavar até 2 pares de tênis na sua lava e seca. Recomendo primeiro lavar a sola dos tênis com uma escova para retirar a sujeira e pedrinhas que possam danificar a lavadora. Selecione o programa de lavagem desejado de acordo com o grau de sujidade dos tênis, 3 enxagues e centrifugação 800 RPM. Caso queira secá-los, use a opção de secagem Delicada.

As peças íntimas que possuem argolas de plástico nas alças também devem ser secos na opção Delicada.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Cassia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Imagino que esteja com muita raiva mesmo. Eu no seu lugar estaria doido!!!!!
Sua lava e seca é nova e está em garantia. Acione a assistência técnica autorizada para verificação do equipamento.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

As lava e seca demoram para secar as roupas.

Qual a opção de secagem que você costuma selecionar?

Fico no aguardo para poder ajudá-la.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Márcia Braga, tudo bem?

Qual é o erro que a sua lava e seca apresenta durante o processo de lavagem?

Fico no aguardo para poder ajudá-la.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Bianca, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e dos vídeos e muito obrigado pelas palavras!

Na lavagem que você fez hoje você selecionou a opção Adiar Centrif.? Quando acionada essa opção, a lava e seca deixa as roupas de molho na água do último enxague durante 2 horas e no visor ela apresenta a mensagem rhd. Passado as 2 horas ela solta a água e faz a centrifugação final. Quando você selecionar essa opção, se não quiser esperar as 2 horas, aperte Inicio/Pausa, aperte Centrifugar e aperte novamente Início/Pausa que a lava e seca soltará a água e fará a centrifugação final.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Clara disse...

Já to mais feliz com a minha máquina !! O cheiro de borracha tá saindo, e tá dando tudo mais certo agora !!
Muito obrigada, Fernando !!

Anônimo disse...

Caro Fernando,
minha lava e seca chegou hj,achei ela maravilhosa, porém, depois da centrifugação fui checar ela e vazou um pouquinho de água, observei e não foi pelo suspiro;
tem ideia do que pode ser?

Anônimo disse...

olá? meu nome é cibele ,comprei a lava e seca lse09 liguei na eletrolux para saber dos parafusos ela disse para eu retirar
e aquelas rodelas brancas que veio com a máquina é obrigatório colocar?
sem elas pode danificar a máquina?
e o cheirode borracha após secar a roupa é normal? vc sabe o porque deste cheiro?

Anônimo disse...

olá ! cibele de novo rsrs, gostaria de saber tmb, por curiosidade vc é técnico de alguma destas lavadoras que indica? se é esta de parabéns !!!
e obrigado por ser gentil e desposto a ajudar. abraço!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Fernando, minha máquina não vazou mais, foi na primeira lavagem só, após nivelar os pés tudo ok!
Estou em lua de mel com ela, já sequei, nada de cheiro de borracha, saiu tudo sequinho, tudo perfeito;
só optei por comprar ela depois que encontrei seu blog e pesquisei;
Muito obrigado por ajudar!

Unknown disse...

Boa tarde,
Adquiri uma Lava e Seca de 9 Kg, e tenho algumas dúvidas sobre seu uso que não estão claras no manual. Primeiro é quanto ao programa de secagem: não entendo o tempo estipulado pela máquina... se aparece no total ( com lavagem e secagem) 5h ela deveria cumprir esse cronograma, mas não é o que acontece... quando faltam 1h50 para o término da programação, ela vai até 1h43 e depois retorna a 1h50, repetidas vezes, ultrapassando assim o tempo previsto de 5h ( que acho muito , inclusive) informado antes de todo o processo começar... Hj tentei utilizar a opção "tempo" escolhendo 1h de secagem na programação de lavagem "NORMAL". O tempo total previsto foi de 3h e 10 min, o que não procedeu pois quando faltavam 1h50 ela faz todo o procedimento que eu informei acima. Eu então interrompo o programa verifico se as roupas estão secas ( e sempre estão!) e encerro a lavagem, pois tenho outras coisas para lavar... aliás esse foi o motivo da minha compra, conseguir lavar o máximo de roupas no dia já que não tenho espaço de varal suficiente... Só que se eu seguir a programação real da máquina isso não acontece já que ela demora muito para terminar a programação. Outro dia eu coloquei roupa para lavar às 18h e era 2h da manhã(!!!) e a programação não havia terminado. Outra coisa, é que o vendedor disse que ela era uma máquina silenciosa, e mesmo retirando os parafusos que prendem o tambor, na hora do enxague, principalmente, ela faz muito barulho chegando a causar tremor no chão e sair do lugar...
Por favor me ajude!
Grata
Louise

Unknown disse...

Olá Fernando, boa noite!
Comprei a lavadora lse09 e estou tendo um probleminha, ela aumenta sozinha o ultimo ciclo, tipo assim se eu so lavar e centrifugar ela aumenta uma centrifugação extra, ou se eu secar ela aumenta o tempo de secagem tbm. O que poderia ser isso? Parabéns pelo blog.

Luciano disse...

A roupa amassa demais.... mas muito mesmo se eu deixar para secar. Entrei em contato com a Eletrolux que me orientou a deixar a rotação em 400 (a mais baixa). Não adiantou nada. Teve uma calça jeans minha que tive que passar com spray de amaciante, passei ela 3 vezes, com o ferro bem quente e ela continuou amassada. Isto não acontece se eu lavar ela novamente, só que deixar secando no varal. Comprei ela por causa da secagem.... estou arrependido da compra.

Cíntia disse...

Oi Fernando,
Adorei ter achado o seu Blog?
Estou muito na dúvida, entre a Eletrolux LSE09 encontrei por R$ 1.888,00 e a Brastemp BWS24 meu marido consegue compra-la diretamente por R$ 1.782,00, que esta bem abaixo do mercado, o que você me indica?
Não achei nada falando dessa Brastemp, eu tenho uma lavadora da Brastemp a 7 anos que nunca me deu problemas.
Grata,

Viviane disse...

Boa tarde Fernando, queria sua opnião qual a melhor lava e seca a electrolux lse09 9,kg ou a samsung eco bubble 8,5kg?

Fernando Ricci disse...

Olá Clara, tudo bem?

Fiquei feliz em saber que está mais feliz com a sua lava e seca!

Eu disse que com o tempo o cheiro de borracha vai diminuindo até desaparecer completamente.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Cibele, tudo bem?

Não é obrigatório colocar as capas que tampam os buracos onde foram tirados os parafusos traseiros. O fabricante envia e recomenda colocá-los por questão de estética para a lava e seca não ficar com 4 buracos abertos.

O cheiro de borracha nas roupas secas é normal em todas as lava e seca quando elas são novas. Após fazer uns 10 ciclos de secagem o cheiro começará diminuir e com o tempo desaparecerá completamente.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fiquei feliz em saber que o blog ajudou na escolha da lava e seca, que ela não esta vazando água e que até já secou roupas e ficou satisfeita com o resultado!!! Isso para mim é muito gratificante!!

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Louise, tudo bem?

Não é normal a lava e seca Electrolux LSE09 ficar aumentando o tempo de secagem sozinha. Ela deve seguir e respeitar o tempo programado. Recomendo que acione a assistência técnica para verificação do equipamento.

Sobre ela causar tremor no chão e sair do lugar, verifique se ela está corretamente nivelada e se os 4 pés estão firmes no chão. Caso more em apartamento é normal as lava e seca fazerem barulho no chão. Recomendo adquirir pés de borracha próprios para lava e seca. Esses são encaixados nos pés da lava e seca para que ela faça menos barulho no chão.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Alvaro, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Aparentemente sua lava e seca está com problema na placa eletrônica. Recomendo que acione a assistência técnica autorizada para verificação do equipamento.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Luciano, tudo bem?

Quando estava testando a lava e seca Electrolux LSE09 eu centrifugava quase tudo a 1400RPM e não tinha problemas com roupas que ficavam difíceis de passar. O que deve estar acontecendo é que as roupas estão passando do ponto de secagem e por isso estão ficando ressecadas e difíceis de passar. Diminua o tempo de secagem. Não diminua a velocidade de centrifugação senão o tempo de secagem aumentará consideravelmente, muito menos a 400RPM que não tira nem 10% da água das roupas.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Cíntia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Eu particularmente não recomendo a lava e seca Brastemp Ative! 7kg porque esse modelo é muito problemático e praticamente descartável. Se você fizer uma pesquisa na internet verá a quantidade absurda de reclamações que esse modelo apresenta. E ela não é Brastemp, ela é chinesa. Ela é apenas montada aqui no Brasil onde é colocado painel em português para nosso entendimento.

A Electrolux LSE09 é uma excelente lava e seca e eu a recomendo muito no blog.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Cris disse...

Olá Fernando, tudo bem?
Te passei email, mas acho que não chegou até você.
Preciso muito da tua ajuda. Já li e reli teu blog, que é sensacional, diversas vezes. também peguei opinião de algumas pessoas. Quanto mais vou atrás de informação, mais na dúvida fico! rsrs...
Quero comprar uma lava e seca, front load. Moramos eu e meu noivo, e temos espaço para pendurar roupa, pois moramos em casa. Algumas vezes usarei a secadora, em dias de chuva ou no inverno. Minha intenção é pegar a maior, caso necessite lavar edredons, mas não sei qual marca e nem qual a capacidade.
Estava pensando em Eletrolux, mas ouvi reclamações tuas aqui... Me ajuda!!!
Obrigada!!

Fernando Ricci disse...

Olá Cris, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando na escolha da lava e seca!

Aqui no blog eu indico os modelos que são eficientes e vem apresentando menos problemas, independente da marca. Da Electrolux o modelo que eu não recomendo é o LSE11.

Para a sua necessidade eu recomendo os seguintes modelos:
- Electrolux Eco Vapor 12kg (LSE12)
- LG Noblige 12kg (WD-1252RW)
- Samsung Eco Bubble 13kg (WD136)

É importante que o fabricante tenha posto de assistência técnica autorizada na cidade onde mora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Cris disse...

Muitíssimo Obrigada Fernando!
Queria ainda mais uma dica, por favor.
Vale mais à pena eu comprar uma lava e seca ou então máquinas separadas?
neste caso, eu teria que colocar uma sobre a outra. É aconselhável?

Muito obrigada!

Janaina disse...

Olá Fernando,

Adquiri minha lava e seca LSE09 apesar de estar gostando muito da máquina estou tendo problemas com a secagem. A roupa de cama que coloco para secar está saindo muito amassada, vc pode me dar uma dica para que ela amasse menos?
Muito obrigada.

Fernando Ricci disse...

Cris, como você usará eventualmente a função secagem, acho desnecessário comprar as máquinas separadas. Atualmente não tem nenhum modelo que possa ser instalada a secadora em cima da lavadora.

Qual o tamanho dos edredons que você irá lavar?

Fico no aguardo.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Janaina, tudo bem?

Possívelmente você está colocando uma quantidade de roupas acima da capacidade de secagem do equipamento (a LSE09 seca 5,5kg de roupas, coloque roupas até no máximo 2 dedos acima da trava da porta) ou as roupas estão passando do ponto de secagem.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Unknown disse...

Ola eu comprei a lava e seca da electrolux modelo lse09 fiz toda a instalação certa mas na hora de colocar o sabao eu coloquei nas duas partes das pontas e o amaciante no meio dai fez muita espuma e começou a sair espuma por traz ou por baixo nao sei.
Sera que isso so aconteceu pelo motivo de ter colocado muito sabao em po?
Por gentileza me responda,obrigado pela atençao.

Cris disse...

Oi Fernando, mto obrigada!!
Lavarei edredons king e queen, mas tb nao será sempre... Vejo q nao sao mtas q lavam este tamanho... No caso de um edredon pesado posso levar em uma lavanderia... Sem problemas!
Quero me decidir logo. Já decidi por lava e seca, agora é definir marca e capacidade.

Muito obrigada pela atenção!!

Cris disse...

Oi Fernando!

Pretendo comprar minha máquina amanhã... Como te disse acima, estou decidida pela lava e seca, e queria um modelo que lava edredons king ou queen. Pelo que me indicou, estou meio que decidida pela Eletrolux Eco Turbo de 12kg. O que acha? Vou me arrepender ou não? Indica outra? Obrigada!

Anônimo disse...

Bom dia
Estou querendo adquirir uma lavadora frontal mas em dúvida qual modelo comprar, somos em dois adultos e duas crianças, o que gera muita roupa para lavar. Vc poderia me indicar uma marca-modelo. Gostei muito da electrolux eco 12kg.

Ana Paula disse...

Oi, Fernando. Eu tenho uma LG WD14312RD e a vida útil dela foi de exatamente 3 anos, pois o desgaste de uma peça minúscula gerou um diagnóstico de troca de todo o sistema mecânico, o que custaria 750 reais. O problema é que a garantia das peças e do serviço seria de apenas 90 dias, passando este período corro o risco de mais 750 e assim por diante.
Após contato com a empresa LG, quando recebi a informação de que o conserto é realmente restrito à autorizadas pela empresa e que peças não podem ser adquiridas por outras pessoas que não estejam credenciadas pelas mesmas, decidi comprar uma nova máquina.
Minha pesquisa levou até a Lava e Seca Eletrolux 9kg e a Lava e Seca 7 kg All Black Brastemp - BWS24AE.
Estou mais inclinada a compra da Eletrolux, pois o motor tem garantia de 10 anos (o que não adiantou muito no caso da minha LG) e a capacidade é maior. Gostaria de uma opinião sobre a máquina eleita. Sabes se a manutenção é tão limitada e cara quanto a da LG?
Parabéns pelo blog! É super esclarecedor e bem escrito :).
Ana Paula

Tati De Paula disse...

Olá Fernando,
Vamos ver se vc pode me ajudar. Tenho uma LSE09, mas não consigo deixar as minhas roupas brancas em perfeito estado de limpeza (mesmo camisetas brancas e meias). O tecido escurece, como se tivesse encardido. Já tentei diversos tipos de sabão... Agora estou usando o Omo Progress Líquido, mas nem assim consegui resultado. O que estou fazendo de errado, o que vc sugere?

Fernanda disse...

Olá Fernando,
Encontrei uma lava e seca electrolux LSE09 e outra LSI09. Vi que elas tem um design diferente, mas você saberia dizer o que mais se diferencia de uma para a outra?
Obrigada e parabéns pelo seu blog!

Deia disse...

Olá! A minha lava-seca LSE09 está apresentando um erro "61" cerca de 30' após o início da secagem. Sabe o que isso significa?

Fernando Ricci disse...

Olá Jean Paul, tudo bem?

Você colocou sabão em excesso e ele vazou pelo respiro que a LSE09 tem na parte traseira. Quando for colocar sabão em pó para lavar roupas, coloque 3 ou 4 colheres de sopa no máximo. As front load precisam de pouco sabão para fazer uma lavagem eficiente e o ideal é que forme a menor quantidade de espuma possível (no máximo 2 ou 3 dedos no vidro da porta). Se for fazer somente a lavagem principal, coloque sabão somente no compartimento II (o do lado esquerdo). Se selecionar a opção Pré-lavar, então coloque sabão nos dois compartimentos das pontas.

No youtube tem vários vídeos que fiz mostrando as funções e funcionamento da LSE09, bem como operá-la e programá-la. Se puder, assista-os.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Cris!

Me desculpe pela demora em responder.

Pode comprar a Electrolux Eco Vapor 12kg tranquila que você não se arrependerá. Ela é um espetáculo!

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Você que vai tem uma família de 4 pessoas e muita roupa para lavar, pode comprar a Electrolux Eco Vapor 12kg (LSE12) tranquila porque ela é um espetáculo e atenderá suas necessidades com tranquilidade.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ana Paula, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e obrigado pelas palavras!

Eu imagino que seja o rotor da sua LG WD14321RD que tenha desgastado e agora o conserto fica em torno de R$750,00.

Todas as lava e seca são importadas e tem a manutenção cara, mesmo as Brastemp e Electrolux. As peças vem de fora e elas são apenas montadas aqui no Brasil, onde é colocado o painel em português para nosso entendimento. Porém a manutenção delas não é tão limitada como das LG e Samsung, mas o custo de manutenção são altos também.

A Electrolux Eco Turbo 9kg (LSE09) é uma excelente lava e seca e eu a recomendo muito aqui no blog.

A Brastemp Ative! 7kg lava e seca eu particularmente não recomendo porque costuma apresentar muitos problemas e é praticamente descartável. Se você pesquisar no Reclame Aqui e youtube verá a quantidade absurda de reclamações que este modelo apresenta.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Tati De Paula, tudo bem?

Para lavar roupas brancas com eficiência na LSE09 selecione o programa Branco Encardido, Temperatura 50ºC, Omo Progress+ em pó (não coloque sabão em excesso), uma medida de Vanish ou de qualquer outro tira manchas em pó de sua preferência.

Sempre que fizer um ciclo de secagem, não esqueça de retirar os pelinhos que ficam grudados na borracha de vedação da porta antes de lavar uma nova carga de roupas. Para remover esses pelinhos com facilidade, utilize uma esponda seca dessas de lavar louças, passando o lado amarelo na borracha da porta.

Depois me conte como foi o resultado de lavagem.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Fernanda, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A LSI09 é lançamento e ainda não conheço o funcionamento e eficiência do equipamento. Mas posso citar algumas diferenças da LSI09: ela tem dispenser para sabão líquido, programas de lavagem especiais para roupas Brancas, Coloridas e Pretas, função Antialérgico que aumenta o número de enxagues para remover ao máximo os resíduos de sabão e não utiliza amaciante (ideal para pessoas de pele sensível), centrifugação mais eficiente e menor consumo de água.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá Fernando!
Acho que a minha lua de mel com a lava e seca acabou, ontem fui fazer o ciclo e auto limpeza e ela ficou nos 28 minutos na secagem e não diminuiu mais o tempo; hj lavei roupas normalmente e fui secar toalhas em 3 horas; depois de marcar 2:36 ela foi pra 2:48 e parou nisso; o que pode ser? por favor ajude!
Obrigado!
Schirlei

Orquidário disse...

Boa noite Fernando.

Hoje tentei secar minha roupa na LSE09 e apareceu um código H7. Não existe nada no manual referente. Você pode me ajudar? O que significa?

Anônimo disse...

Oi Fernando,
Parabéns pelo blog, Ajuda muito.
Meu nome é Ana Paula e tenho uma dúvida que com certeza você vai conseguir me ajudar.
Você sabe me informar o tamanho da mangueira da Electrolux Eco turbo? O meu tanque não fica do lado da máquina. Você me dizer o tamanho da mangueira dde entrada e a de saída? Eu não quero arriscar. Se for muita curta. é fácil adaptá-la ou comprar uma mangueira maior? Obrigada! Ana

Unknown disse...

Olá fernando,
Parabéns pelo blog, é uma ferramenta muito útil para nós não precisarmos daqueles 0800 que tanto nos enchem o saco.
Então to com uma duvida. Tenho uma Lava e Seca LSE09 e ela apresentou o seguinte problema. Colocamos a roupa, o sabão e o amaciante, faço a programação desejada e ela não começa e mostra na tela o erro LE. o que é isso? Já dei uma revisada em tudo nela e ela continua com esse problema. Agradeço a sua ajuda desde já.
Abraços
Junior

Raquel disse...

Olá...Gostaria de uma comparação entre a lava e seca LSE 9Kg e a lavadora TRW12 ambas da electrolux. A minha intenção não é usar a função de secagem, então gostaria de saber se a LSE9 centrifuga bem e se posso usar somente até essa função sem a secagem. Ou seria indicado para mim uma máquina que não seja secadora como a TRW12. Qual tem menos reclamações?

Cris disse...

Obrigada Fernando! Vou comprar sim. Estou aguardando o final do mês para pegar as promoções das lojas que precisam bater meta! hehe...

Valeu!! Muito obrigada!
Seu blog é incrível!!

Anônimo disse...

Oie...deixei uma pergunta acima, meu nome Schirlei;
relatando do que aconteceu acima, dando continuidade;
observei que o erro na máquina dá quando coloco pouco peso nela...coloquei somente uma calça jeans para lavar e ela parou na centrifugação, deu erro UE ...desliguei a máquina coloquei mais duas calças e ela seguiu normal;
dos erros anteriores lembrando que estava vazia pois um era de auto limpeza e o outro da secagem eram 2 toalhas;

pois acabo lavando e secando poucas peças porque somos 2 pessoas aqui em casa.

pergunto se é problema na máquina ou realmente ela não aceita muito bem pouco peso;

... disse...

OLÁ FERNANDO COMPREI MINHA LSE09 COM SUA ORIENTAÇÃO EM DEZEMBRO E SEMPRE FUNCIONOU BEM! AGORA NO FRIO AO USAR A SECADORA NA FUNÇÃO TEMPO 2 HS ELA TERMINA E VOLTA A SECAR DE NOVO SEM PROGRAMAR...DEIXEI ELA POR SI E QUANDO VI JA TINHA SE PASSADO 5 HS E ELA ESTA LIGADA!!! ACONTECEU 2 VEZES... O TEMPO NOS CICLOS DE LAVAGEM TAMBEM NÃO ESTÃO CORRESPONDENDO AO TEMPO REAL EM HORAS, PARECE QUE ESTÁ DEMORANDO MAIS. VOU TER QUE ACIONAR A ASSISTENCIA? O QUE HA COM MINHA MAQUINA? ESTOU ARRASADA, POIS A ADORAVA!

Valentina disse...

Oi Fernando!
Tudo bem?

Parabéns pelo seu blog e pelo trabalho maravilhoso!

Se você puder nos ajudar, serei eternamente grata.

Gostaríamos de adquirir uma lavadora front load, mas estamos em dúvida se optamos por uma lava e seca ou uma tradicional. Uma outra dúvida é sobre qual é o melhor modelo front load.
Necessitamos de uma lavadora que ofereça as seguintes vantagens:

1)lave roupas delicadas, edredons queen e que consiga limpar bem a roupa, como é o caso de sujeira de papinha de nenê;
2) que seja econômica em água.
3) Que não deixe a roupa cheia de bolinhas /fiapos.

Ufa! :)

Moramos em São Paulo.

Quais modelos você nos indicaria:
a) se for lava e seca; *
b) se for tradicional, uma que centrifugue bem. :) *

Muito obrigada, desde já.

Valentina

Anônimo disse...

...disse...

hj a minha aconteceu a mesma coisa na secagem tempo de 2hs qdo terminou retornou a secar por mais 2 horas, tem dias que ela funciona ok e outros ela dá esse surto...
Fernando, aparece e responde pra gente, please!

Schirlei

ane disse...

Olá, comprei a lava e seca LSE09, fizemos o procedimento de instalação tudo ok, quando fui testar a maquina "andou" pela lavanderia e o barulho insuportável.. como estivesse uma "serra elétrica" sem exagero, muito barulho mesmo! o que poderia ser? devo chamar a Assistência? Obrigada!

Anônimo disse...

vivi gostaria de saber qual é o consumo de energia da lse09 nos ciclos de secagem.pois so consta o consumo das lavagens desde ja obrigado.

Anônimo disse...

A lava e seca Electrolux LSE09 é uma excelente lava e seca como indica. Otimo, pois estou pensando em comprar essa. Mas tenho uma pergunta: São 10 anos de garantia só no motor e se o painel der defeito a garantia não cobre? Ou melhor perguntando... qual o defeito que ocorra em maior escala de reclamação falando de peças? Obrigada.

Marco Antonio disse...

Ola Fernando, tenho a Electrolux LSE09 e estou achando uma otima lava/seca. O programa Secagem Delicada, serve para que tipo de roupa exatamente?? O tempo de secagem é maior, isso se deve a temperatura de secagem mais baixa??

Marco Antonio disse...

Ola, você disse há alguns pots atras que pode lavar e secar tênis na LSE09, isso procede? Não estraga a máquina ou o tênis??

Fernando Ricci disse...

Olá Schirlei, tudo bem?

Não é normal ela ficar aumentando o tempo de secagem. Se isso continuar ocorrendo ela está com problema na placa eletrônica, acione a assistência técnica autorizada para verificação do equipamento.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá "Orquidário" tudo bem?

O erro H7 na LSE09 informa falha no termostato de segurança da resistência de secagem ou que a conexão da resistência de secagem está solta. Acione a assistência técnica autorizada para verificação do equipamento.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ana Paula, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A mangueira de saída de água da LSE09 tem 1,05m e a mangueira de entrada de água tem 1m. A mangueira de entrada de água é fácil adaptar. Você pode comprar uma mangueira maior já do tamanho que atenderá sua necessidade ou comprar outra mangueira e um niple com roscas 3/4 e conectar as duas mangueiras. A mangueira de drenagem é mais complicada de emendar. É melhor ver junto a autorizada mais próxima da sua residência se eles tem mangueira de drenagem maior e quanto é cobrado para trocar a mangueira.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Junior, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

O erro LE informa que a porta está aberta. Foi retirado a base de isopor que vem embaixo da lava e seca antes de utilizá-la? Se sim e ela continua apresentando LE, ela está com defeito no sensor de trava da porta. Recomendo acionar a assistência técnica autorizada para verificação do equipamento.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Raquel, tudo bem?

A lava e seca LSE09 permite que seja programado somente lavagem.

Como você não tem intenção de usar a função secagem, recomendo a lavadora Electrolux TRW12. Ela é um espetáculo! Rápida, eficiente, silenciosa, tem excelente capacidade e lava até edredons king size.

O modelo que tem menos reclamações é a TRW12.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Schirlei!

As maquinas frontais tem sensor de balanceamento da carga para que não saiam pulando durante a centrifugação e quando não conseguem balancear a carga para fazer a centrifugação elas apresentam o erro UE. Uma peça de roupa é praticamente impossível centrifugar nas frontais. Precisa ser duas ou mais para que a máquina consiga fazer o balanceamento e então uma centrifugação segura.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Sua LSE09 provavelmente está com defeito na placa eletrônica e esse está causando o aumento do tempo de secagem. Aproveite que ela está em garantia e acione a assistência técnica autorizada para verificação do equipamento.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Valentina, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Os modelos que recomendo para atender as suas necessidades são:
- Lavadora Electrolux Eco Turbo 12kg (TRW12): Lavadora espetacular! Rápida, eficiente, silenciosa, preserva os tecidos e tem centrifugação muito eficiente!
- Lava e seca Electrolux Eco Vapor 12kg (LSE12)
- Lava e seca LG Noblige 12kg (WD-1252RW)
- Lava e seca Samsung Eco Bubble 13kg (WD136)

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ane, tudo bem?

Você retirou os parafusos traseiros de transporte antes de usar sua lava e seca? Se puder, entre no youtube e assista o vídeo "Instalando uma lava e seca". Eu fiz esse vídeo ensinando a fazer a instalação e usei como exemplo exatamente a LSE09.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Vivi, tudo bem?

O consumo de energia durante a secagem é equivalente ao consumo de um grill ou ferro elétrico.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Todos os fabricantes de lava e seca que oferecem 10 anos de garantia para o motor oferecem 1 ano de garantia para os demais componentes do equipamento. Se o painel der defeito, este está dentro dos componentes que tem 1 ano de garantia. O que menos apresenta defeito nas lava e seca é o motor.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

ANE disse...

Olá Fernando, Parabéns pelo blog!!
Fiz todo procedimento através das tuas postagens, e assistindo os videos do youtube.. Sobre o meu problema(barulho horrível, e a maquina passear na lavanderia)kk acredito que foi erro meu na hora de escolher o programa, pois coloquei pouca roupa e o máximo da centrifugação! Pois regulei os pés novamente e testei novamente com "mais" roupas por 2 vezes e funcionou muito bem!! EXCELENTE!! Espero que continue assim!!
Abraços e Obrigada pela ajuda!!

Anônimo disse...

Oi Fernando, a LSE09 tira fiapos? Vi varias reclamações sobre isso. Daniela

Iveh Rocha disse...

Olá! Tenho a Lava e Seca 9kg Electrolux e estou com dúvidas. Quando coloco as roupas para secar, sempre seleciono por tempo. Acontece que nunca é tempo suficiente, mesmo que sejam poucas peças, pois sempre saem úmidas da máquina, como se estivessem recém centrifugadas. Coloquei uns 8 panos de pratos para secar durante 1h. Quando tirei da máquina após o ciclo estavam úmidas! Da mesma forma quando são mais peças, coloco mais tempo. Não compreendo essa máquina! Pode me ajudar?
Obrigada. Iveh.

Fernando Ricci disse...

Olá Ane!

Fiquei feliz em saber que a sua LSE09 está normal e que você está gostando dela!

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Daniela, tudo bem?

As lavadoras front load não formam fiapos.

Nas lava e seca é normal a borracha da porta ficar com pelos das roupas quando usamos a função secagem mas esses pelos são facilmente removidos com uma bucha seca dessas verde e amarela que usamos para lavar louças, usando a parte amarela.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Gadeiudinho disse...

Olá amigo, gostaria de saber se é normal a LSE09 fazer um barulho tipo de turbina de avião quando vai começar a centrifugar. E outra coisa, já fiz de tudo para regular o pézinho, quando regulo bem para rotações baixas ela trepida em rotações altas e vice versa, obrigado, e abs

Unknown disse...

Boa noite Fernando, comprei uma máquina electrolux lse09 hoje, vão entregar na quinta feira. Fiquei com dúvida se tenho que usar duas torneiras, a de água quente e água fria, ou posso usar somente água fria? Aqui em casa tenho só uma torneira para máquina. A capacidade de secagem dela é de quantos kg? Fiquei em dúvida entrena samsung eco bubble e a lg motion. Mas acabei optando pela electrolux mesmo que é mais tradicional.
Parabéns pelo blog. Quando chegar a máquina vou tentar instalar com seus vídeos.

UM grande abraço, Fabiana Menon

Unknown disse...

Olá !! Tudo bem?

Estamos precisando comprar uma lavadora nova pois nossa brastemp pediu arrego e está rasgando roupas sem motivo aparente...

Gostariamos de comprar uma front load, e o vendedor da loja falou maravilhas sobre a LSE09, porém, vejo bons preços tambem na Samsung WF106U4SAWQ que me deixa em duvida..

Somos um casal com um filho pequeno, cama king (sei que nao consigo lavar edredon nela... mas e os lençóis?) e nosso filho é pequeno então ja viu a sujeira nas roupas...

Consigo um preço equivalente nas duas, pra parcelar... Então a dúvida é sobre qual é mais funcional mesmo...

Obrigado!!

Renato

Simony disse...

Oi fernando
A quanto tempo possui a máquina Lava e Seca? Ela nunca deu problema?
Abraços
Simony

Unknown disse...

Fernando, avaliando melhor.. com as condições de casa, fiquei em duvida entre a LSI09 e a LSE12... A samsung descartei, até porque ela é só lavadoura.. então fica com 4 pessoas, com cama king size, sendo que uma é bebe.

Sou médico e a função de esterilizar as roupas também me agradou...

Renato

Fernando Ricci disse...

Olá Gadeudinho, tudo bem?

Esse barulho que você relata no início da centrifugação é normal nas lava e seca por conta do motor Direct Drive. No youtube tem vários vídeos que fiz dessa lava e seca em funcionamento. Assista um em que ela esteja centrifugando e compare com a sua para saber se está normal.

Sobre ela vibrar quando está em alta velocidade, também é normal. O que não pode acontecer é ela sair andando pela lavanderia.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Fabiana Menon, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Acredito que ficará satisfeita com a Electrolux LSE09 porque ela é excelente!

Sobre a instalação das mangueiras de entrada de água, como você tem somente água fria na residência pode instalar somente uma mangueira na entrada COLD atrás da lava e seca. Neste caso, sempre que você selecionar uma temperatura de lavagem diferente de fria a lava e seca aquecerá a água automaticamente durante o molho/lavagem. Assista o meu vídeo "Instalando uma lava e seca". Nele eu usei exatamente a LSE09 como exemplo.

A LSE09 seca 5,5kg de roupas secas que correspondem a 9kg de roupas centrifugadas. Mas evite colocar a capacidade máxima de secagem senão as roupas sairão muito amarrotadas da lava e seca.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Renato Ferrari, estou bem e você?

Para a sua necessidade a lava e seca perfeita é a Electrolux LSE12. Hoje ela está em promoção por R$2.899,00 no site Americanas. Se puder, aproveite a oferta.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Simony, tudo bem?

Atualmente estou com a lava e seca Electrolux há 3 meses e até o momento ela não apresentou nenhum problema.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Irenice disse...

Bom dia, Fernando.
Tenho uma LSA09 a um ano, e as vezes em algum ciclos de lavagem na hora que chega na centrifugação ela para e aparece OE, ficando travada ali neste estágio. O que pode ser.

Claudio e Carla disse...

Fernando,
Recentemente adquirimos
uma LSE09. O instalador da
Fastshop a deixou
nivelada e bem fixada ao chão.

Entretanto, algumas vezes
ela vibra muito durante a
centrifugação. Certa vez,
ela até se
deslocou alguns centímetros
de sua posição original, o
que nos causou grande susto.

Suspeitamos que o problema
se deve ao desbalanceamento
da carga de roupas
que ela faz de forma automática.

Nestes casos, observamos que
ao pressionar a pausa,
trocar de lugar as roupas
e depois continuar a
centrifugação o problema
foi amenizado.

Estamos preocupados em
deixá-la ligada
sozinha em casa e
encontrar uma surpresa
desagradável quando retornarmos.

Ela também deixa as roupas muito amarrotadas após a secagem,
aumentando o trabalho
para passá-las.

Tem alguma dica para esses
problemas?

Obrigado pela paciência
e parabéns pelo trabalho.

Claudio e Carla

Anônimo disse...

Olá Fernando, tudo bem?

Eu quero comprar uma máquina Lava e Seca, mas estou em dúvida entre a LG 6 Motion WD1485 e Electrolux - LSE09.

Sou casada e não tenho filhos.

Obrigada.
Ivana

Luciana C. disse...

Olá Fernando, td bem? Estou em dúvida sobre qual lava e seca seria melhor para as seguintes condições:
Lavar com água quente e fria
Lavar edredon queen.
O q vc sugere?

Alan disse...

Boa tarde Fernando,

Pelo custo beneficio qual destas lava e seca você recomenda?

-LG Prime Touch 8,5Kg - R$1899,00
-Electrolux LSE09 com 9Kg - R$2004,00
-Mueller Special 7kg - R$1234,90

Fernando Ricci disse...

Olá Irenice, tudo bem?

O erro OE informa problema na drenagem. Você faz periodicamente as limpeza do filtro de detritos? Caso não faça, acesse o youtube e procure o meu vídeo "Limpeza do filtro de detritos". Outras causas do erro OE pode ser a mangueira de drenagem que está dobrada, torcida ou está posicionada a mais de 1 metro do chão.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Claudio e Carla, tudo bem?

Não é recomendado deixar nenhuma lavadora ou lava e seca funcionando quando não tem ninguém em casa.

Não é normal a lava e seca LSE09 se deslocar durante a centrifugação. É possível que ela esteja com problema no sensor de balanceamento. Recomendo agendar uma visita técnica para verificação do equipamento.

Sobre deixar as roupas muito amarrotadas após a secagem, isso é normal em todas as lava e seca. Para que elas saiam menos amarrotadas seque menos peças de roupas por vez e retire as roupas da máquina imediatamente após o término da secagem.

Espero tê-los ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ivana, estou bem e você?

Os dois modelos citados são excelentes e muito eficientes. Recomendo adquirir o que encontrar com melhor preço.

É muito importante que o fabricante tenha posto de assistência técnica autorizada na cidade onde mora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Luciana C, estou bem e você?

AS lava e seca que atendem suas necessidades com tranquilidade e eficiência são:
- Electrolux Eco Vapor 12kg (LSE12)
- LG Noblige 12kg (WD-1252RW)
- Samsung Eco Bubble 13kg (WD136)

É muito importante que o fabricante tenha posto de assistência técnica autorizada na cidade onde mora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Alan, tudo bem?

Analisando os modelos e preços encontrados, o melhor custo x benefício é a LG Prime Touch 8,5kg.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Noeli G D disse...

Olá Fernando! Meu marido é mecânico então suas roupas sempre sujam muito. Gostaria de comprar uma lavadora e a princípio pensei na Electrolux LTE08 e na Consul CWC10. O que você acha? Tem outra indicação? Além disso gostaria de lhe perguntar se há alguma lavadora que permite interromper o processo de lavagem para reaproveitamento de água, por exemplo, lavo algumas peças, paro o processo, coloco outras roupas na mesma água e depois enxaguo tudo junto... Se sim, qual é?

Fernando Ricci disse...

Olá Noeli, tudo bem?

Entre a lavadora Electrolux e a Consul CWC10, sem sombra de dúvidas a Consul CWC10 é muito mais eficiente.

Sobre a função de reutilizar a água da lavagem para lavar outras roupas, as lavadoras que dispõem dessa função são as Consul CWC10, CWG11 e CWK11 e as Electrolux LT12F, LEC12 e LT15F. Nestes modelos você aciona a função Reutilizar água (nas Consul) ou Economia (nas Electrolux) e ela realiza as etapas de molho e agitação/lavagem e quando chega na hora de soltar a água a lavadora entra em pausa e a luz da função fica piscando indicando que está na hora de reutilizar a água. Aí então é só desligar a lavadora, retirar as roupas, colocar a nova carga e programar a lavadora para fazer a nova lavagem.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Fernando,

quanto ao cheiro que maquina produz nas roupas perguntado por outra pessoa no blog, saberia informar algo?

Cesar

Marcela disse...

Ola Fernando, td bem?
Parabens pelo blog, tem dicas otimas!!! Meu marido e eu estamos procurando uma lava e seca ideal para apartamento, que lave roupa de cama quee (exceto edredom), economica e tenha um tempo de lavagem e secagem nao demorado, qual vc recomenda?

Roseli disse...

Olá Fernando,
vc saberia dizer se a lava/seca Samsung WD856UHSA é boa?
Não encontrei nenhuma referencia a essa máquina.

Roseli disse...

Fernando,
na verdade eu estou em dúvida quanto a Electrolux EcobTurbo 9kg (LSE09) ou uma Samsung WD856UHSA 8,5kg.

A Samsung WD856UHSA tem dimensões menores, o que facilita pra mim que possuo pouco espaço, mas a LSE09 me parece maior e mais resistente para lavar cobertores e edredons de casal.
Qual você recomendaria?

Fernando Ricci disse...

Olá César!

Todas as lava e seca quando são novas deixam as roupas secas com cheiro de borracha queimada proveniente da borracha da porta. Após realizar uns 10 ciclos de secagem esse cheiro começa a diminuir e com o tempo desaparece completamente.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Marcela, estou bem e você?

As lava e seca que eu recomendo para a sua necessidade é a Samsung Eco Bubble 10,1kg (WD106) e a LG Prime Touch 10,2kg (WD-1412RT).

É muito importante que o fabricante tenha posto de assistência técnica autorizada na cidade onde mora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Roseli, tudo bem?

Tanto a lava e seca Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD856) como a Electrolux Eco Turbo 9kg (LSE09) são excelentes e eu as recomendo muito aqui no blog!

Se você tem pouco espaço para acomodar a lava e seca mas quer ou precisa de uma lava e seca com maior capacidade recomendo a Samsung Eco Bubble 10,1kg (WD106). Externamente ela tem exatamente as mesmas dimensões do modelo 8,5kg. O que muda é internamente o cesto que tem 5 cm a mais profundidade.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Carla disse...

Oi Fernando, super legal o blog. Muito útil mesmo.
Eu tenho uma Eletrolux LSE09, e desde semana passada está dando o erro E3, o que pode ser isso, já procurei no manual e não encontro, e autorizada diz que só pode ir em casa daqui a 15 dias!

Unknown disse...

Fernando, não poderia deixar de elogiar o seu blog e sua atenção com todos, realmente foi essencial para minha decisão em comprar a LSE09..
eu estou gostando bastante dela, mas ainda não aprendi a usar direito, na verdade nao sei usar maquina nenhuma rs, entao gostaria de fazer algumas perguntas:

1 - ela lava tenis? mesmo que seja só lavagem?
2 - minhas roupas estão ficando muuuito amassadas, pq será?
3 - coloquei meu edredon, de casal normal, para lavar e secar mas ela nao secou, fiz alguma coisa errada, ou ela nao tem capacidade para o meu edredon?

DOCE ARTE DA FESTA! disse...

Oi obrigada pelo blog , muito util todas as opiniões.

estou em duvida entre a

LG Prime WD-1485AD Frontal 8,5 kg Branco

Electrolux LSE09 Frontal 9 kg

qual das duas dá menos problema e é mais economica??

Tenho uma lavadora Brastemp Advantech was 8kgs tira manchas e uma secadora brastemp por 10 anos e nunca tive 1 manutenção sequer, são excelentes!!


porem vou me mudar para um lugar bem menor e preciso de espaço, por isso penso em comprar uma lava seca, porem tenho medo de dar muito problema

grata
Rita
Florianopolis

Marcela disse...

Boa Noite Fernando,
Estamos fazendo nossa lista de casamento e estamos na dúvida com relação a maquina de lavar, um amigo nos indicou a LG 6 Motion WD1485, o que você acha? Gostaria de uma que desse para lavar edredons, mantas..enfim..que eu não teria problema com isso.
Fico no aguardo,

Obrigada,
Marcela

Fernando Ricci disse...

Olá Carla, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

O erro E3 na lava e seca Electrolux LSE09 indica defeito no ventilador que gera o ar para secagem. É necessário mesmo aguardar a visita técnica.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Cibele, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele te ajudou na escolha da lava e seca!

No Youtube eu fiz vários vídeos explicando as funções e como usar a LSE09. Acredito que eles poderão te ajudar bastante na utilização da lava e seca.

Vamos as respostas para as suas perguntas:
1 - Somente lavar, pode. Coloque no máximo 3 pares por vez e selecione o programa Jeans.
2 - Você está respeitando a capacidade de secagem do equipamento (5,5kg)?
Você está selecionando uma opção/tempo de secagem que as roupas estão passando do ponto de secagem?
Você retira as roupas da lava e seca assim que ela termina a secagem?
3 - Qual opção/tempo de secagem você selecionou para secar o edredom?
Ele ocupa todo o cesto, chegando a ficar apertado?

Fico no aguardo para poder ajudá-la.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Rita, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando na escolha da lava e seca!

As duas lava e seca citadas são excelentes e eu as recomendo muito aqui no blog!

A mais econômica é a LG. Sobre apresentar problemas, é questão de sorte e do cuidado que o usuário tem com o equipamento. Esse modelo da LG está em linha há bem menos tempo em linha então é natural que ela tenha menos reclamações de defeitos.

Como as lava e seca são importadas e tem a manutenção cara, se possível recomendo que adquira a garantia estendida da loja.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Maria Luiza disse...

Fernando, Parabéns...
ÓTIMA iniciativa...
Comprei minha lava e seca LSE09...
Porém, quando quero somente secar algumas peças, ela me mostra a opção secagem fria e não seca nada...
Será que estou programando errado?
Agradeço sua atenção....

Maria Luiza

Irenice disse...

Boa tarde, Fernando.
Agora a LSA09 começou a aparecer H7, o que pode ser? e quanto você acha que vou gastar para arrumar?
Desde já agradeço a atenção.

Luana disse...

Olá! Seu blog é muito bom, realmente me ajudou muito! Porém, embora esteja quase convencida, ainda estou insegura, pois o investimento é grande... Entre esta electrolux LSE09 e a LG 1485AT há alguma diferença relevante? No primeiro momento me parece que a electrolux sai ganhando pela capacidade de 9kg e praticidade, pois parece fácil de usar e seus programas parecem mais usáveis que os da LG, mas isso é a minha impressão. Há alguma diferença relevante entre os dois modelos?

Unknown disse...

Bom dia,
Comprei a máquina em fevereiro de 2011 e nunca havia usado a função para secar roupas. Agora, com esse inverno chuvoso, tentei secar roupas e 3 minutos após iniciar o ciclo, a máquina parou e apresentou o erro "E3".
Ao entrar em contato com a Electrolux, pediram para acionar a assistência, ao ligar pra assistência, disseram que caso não estivesse na garantia, eu teria uma despesa bem alta com a substituição do painel da máquina.
Alguém já teve esse mesmo problema? Quanto custou o conserto?
Alguém conseguiu fazer o conserto e cobrar da Electrolux?

Fernando Ricci disse...

Olá Maria Luzia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Quando selecionamos somente secagem ou lavagem + secagem na LSE09, é normal a opção Fria de temperatura ficar acesa durante a secagem, mas isso não significa que ela não está esquentando. Ela aquecerá o ar da secagem normalmente.

Você está deixando a torneira aberta durante a secagem? É necessário pois as lava e seca utilizam água durante a secagem para condensar a umidade retirada das roupas.
Você está respeitando a capacidade de secagem do equipamento (5,5kg)?

Qual opção de secagem você está selecionando?

Fico no aguardo para poder ajudá-la.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Irenice, tudo bem?

O erro H7 na lava e seca LSE09 informa problema no termostato de segurança da resistência de secagem ou a conexão da resistência está solta. Não sei te informar o preço da manutenção dessa peça.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Rita disse...

Oi Fernando,

eu comprei a LSE09 essa semana e na primeira secagem ela já apresentou problemas: quando chega no final ela aumenta o tempo novamente.
Vi o seu vídeo e nele a secadora apresenta FAN no display e depois o anti-rugas. Pelo visto a minha não chega nunca nessa parte!!
É normal vir com esse defeito?

Anônimo disse...

Oi Fernando, tudo bem? Sensacional este teu site, com certeza está ajudando a muita gente. Parabéns! Eu tenho lidos suas postagens e percebi que você gosta muito da Electrolux LSE12 e da LSE09. Minha dúvida é se a única diferença entre elas é o tamanho, ou se existem outras diferenças. Estou indeciso entre as duas, por enquanto somos só eu e a minha esposa, mas no futuro a família vai aumentar e de repente já valeria a pena comprar uma lavadora de maior capacidade. O que você acha? Obrigado!! Léo

Unknown disse...

Boa tarde.
Minha lava e seca LSE09 não está secando. A máquina fez apenas um ciclo de secagem desde que comprei e, depois disso, ela apresentou o erro h7 no visor. Esse erro não está no manual e, com isso, acionei a assistência técnica. Na visita, o técnico substituiu a placa de secagem, mas não adiantou em nada. Visualizando no seu blog, vi que relatas-te que esse erro está ligado ao termostato de secagem. Esse termostato pode fazer com que o ciclo de secagem não esteja ocorrendo? isso é comum nessas lavadoras?
Agradeço e parabenizo pelo blog. Obrigado.

Anônimo disse...

comprei uma lava e seca electrolux eco turbo 9kg lse09, e por enquanto estou satisfeita. so nao entendi pq ela voltou para agua fria se eu tinha programado para lavar a uma temperatura de 40c.

Anônimo disse...

Bom dia! Comprei uma lava e seca eletrolux LSE09, e na segunda lavagem programei p secar no normal, qdo deu o tempo fui olhar, ela acrescentou 2h, estava mto quente, parei e as roupas já estavam bem secas, testei novamente a secagem normal e dessa vez as roupas estavam úmidas e com o erro H7, q vc disse q é uma falha no termostato, vc acha q devo acionar a assistência? Agradeço desde já Thalita

William Maia disse...

Olá Fernando, tudo bem?
Seu blog é muito legal cara, parabéns!
Tenho aprendido muita coisa por aqui.
Contudo, preciso da sua ajuda. Estou morando em Ribeirão Preto, onde a voltagem é 110, comprei uma LSE09 de 220, pois no final do ano vou embora e na minha cidade a voltagem é 220.
Você sabe qual transformador é o mais indicado? Acho que tenho que comprar um de pelo menos 2000 e tenha uma tomada de 20 amperes para eu poder plugar a máquina. Tá dificil de encontrar. Nossa....
Você tem alguma dica cara? Tem algum link aí?
Desde já agradeço muito.
Grato,
William Maia

Anônimo disse...

Como eu faço para colocar ela só para secar?

MaiaFagundes disse...

Boa noite.. Adorei seu blog, já me tirou várias dúvias.. Mas ainda estou com algumas, uma delas é que quando utilizo o programa secagem, ele centrifuga 15 mim antes de começar a secar.. não tem como pular essa etapa, pq se eu quiser apenas secar roupas umidas tem como? Tem como programar menos de 1 hora? E se eu quiser secar e acabou o ciclo e a roupa ainda não estiver seca, eu posso adicionar mais tempo ou tenho que reprogramar e esperar ela centrifugar de novo? É normal ficar saindo água pela mangueira enquanto ela está secando, como se estivesse centrifugando? Obrigada!

Anônimo disse...

Ola Fernando parabéns pela iniciativa e dedicação!

Gostaria de saber, qual a melhor lava e seca de até 9kg no momento? Vi que você tem recomendado bastante a Electrolux LSE09 certo, porém tenho visto diversas reclamações de erros nesta lavadora. o que tem a me dizer?

Francesca Abreu disse...

Caro Fernando, parabéns pelo blog. Muito bom ver seu empenho em responder às pessoas. Uma vez já tirei uma dúvida aqui sobre a LSE12.

No dia a dia percebi que não preciso de uma máquina com capacidade de 12kg.

No seu site, vc fala da Electrolux LSE09 9,0KG e da Samsumg WD0854 8,5KG.
Creio que uma lava e seca com essa capacidade entre 8kg a 9kg é suficiente pra mim.

Então, surgiram 02 dúvidas:
1. Dentre essas que falei Electrolux LSE09 e Samsumg WD854 qual a que vc indica? tem alguma outra sugestão?
2. Comprar pela internet, na entrega a pessoa já instala? como é processo de instalação?? eu tenho que chamar alguém? posso fazer eu mesma com alguém?

GRata.

FRancesca

Cláudia disse...

Oi Fernando td bem? Comprei uma Electrolux Eco Turbo 9Kg, vi os dois videos q vc postou, muito eficiente por sinal, mas estou com uma grande duvida quanto ao programa de secagem. Se eu programo a maquina pra lavar no normal ou em qualquer outro item, eu posso programar junto a secagem? E se não é possível programar junto, se eu escolher só a secagem tenho como opção escolher o programa, tipo assim eu posso girar o botão para a opção rápido se eu quero só secar? E na opção secagem tem a opção tempo, como eu sei q tempo escolher para cada tipo de roupa? Me ajuda já não sei mais o q fazer. Obrigada

Fabiane Kichler disse...

Oi,tudo bem...obrigada por ser tão prestativo e gentil com tuas informações...
Vc pode me dar uma dica?Estou morando em um lugar aonde a voltagem é 220 e pretendo me mudar até o fim do ano para outra cidade que é 110...Minha máquina estragou e estou pensando em comprar uma lava e seca mas dá pra usar transformador nelas?qual a potencia dele?Compro 220 ou 100 e uso já tranformador?Quais vc anda indicando de lava e seca para 3 pessoas atualmente?muito grata

Fernando Ricci disse...

Olá Rita, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Se sua lava e seca está aumentando o tempo de secagem sozinha, não é normal. Acione a assistência técnica autorizada para verificação do equipamento.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Léo, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog e obrigado pelas palavras e peço desculpas pela demora em responder.

Eu realmente gosto bastante das lava e seca Electrolux LSE09 e LSE12. A diferença não está somente na capacidade. A LSE12 é espetacular em tudo! Ela tem opção de adicionar vapor em 8 programas de lavagem removendo com máxima eficiência manchas secas e encardidos, além de matar micro-organismos, tem a opção Tira Odor para roupas que estão somente com odor e não necessitam de lavagem com água, opção de secagem Suave para tecidos sintéticos ou que não são resistentes a altas temperaturas e tem a opção de lavar tênis.

Eu particularmente acho que vale a pena pegar a de maior capacidade, já que tem intenção de aumentar a família.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Jonathan, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

O erro H7 persiste mesmo após o técnico ter substituído a placa de secagem porque ele deveria ter substituído o termostato de secagem. Quando este está com problema a lava e seca LSE09 apresenta o erro H7 e não faz o ciclo de secagem. Não é comum, mas pode ocorrer.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Quando programamos uma temperatura de lavagem diferente de fria na lava e seca LSE09 é normal a temperatura mudar automaticamente para fria quando a lava e seca termina de fazer a etapa lavagem e começa a fazer os enxagues. Ela muda para informar que nos enxagues ela utilizará água fria.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Thalita, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Se a sua lava e seca Electrolux LSE09 estiver apresentando o erro H7 e/ou estiver aumentando sozinha o tempo de secagem, acione a assistência técnica autorizada para consertá-la.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá William Maia, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando a conhecer um pouco este universo de lavadoras e lava e seca!

Para a sua necessidade é necessário comprar um autotransformador para 2.500 W (5.000va), sendo que sempre deverá ser desligado da tomada após o uso, porque ele, com a máquina desligada, consome mais ou menos 250 W/h.

O lugar mais fácil de encontrar esses transformadores é no site Mercado Livre. Caso vá comprar neste site, verifique sempre a reputação do vendedor.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Quando quiser programar a LSE09 para somente secar, ligue a lava e seca e aperte a tecla Secagem até selecionar a opção ou tempo de secagem desejado e aperte Início/Pausa e a lava e seca fará primeiro uma centrifugação de 14 minutos e logo em seguida iniciará a secagem. Não há necessidade de selecionar um programa de lavagem.

Abraços.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 400 de 616   Recentes› Mais recentes»