Para os amantes desse eletrodoméstico que facilita muito a nossa vida. Se você gosta de máquinas de lavar roupas ou está pesquisando sobre o assunto para saber qual lavadora comprar, está no lugar certo.
Qual é a melhor lava e seca? Qual é a melhor lavadora de roupas? Qual lavadora de roupas atenderá minha necessidade? Este blog traz detalhes dos modelos atuais e também traz informações de alguns modelos já fora de linha.

Para famílias até 3 pessoas uma lavadora até 9kg de capacidade é suficiente.
Se pretende lavar edredons com tranquilidade e eficiência, considere a tabela abaixo:

- Edredom / Capacidade da lavadora*
- Solteiro / 8 kg*
- Casal / 11 kg*
- Queen ou King / 14 kg* ou superior*
- Super king: Nenhuma lavadora doméstica.


Está em dúvida sobre qual lavadora, lava e seca ou secadora atenderá melhor suas necessidades? Deixe uma mensagem ou envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que terei prazer em responder e ajudar.

Siga o blog no Twitter e curta a fan page no Facebook (na barra inferior da tela) e acompanhe os lançamentos, dicas e melhores ofertas de lavadoras de roupas, lava e seca, secadoras, insumos, etc...

Instalando uma lavadora frontal ou lava e seca

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje estou aqui para orientá-los na instalação da sua lavadora frontal ou lava e seca.

Muitas pessoas questionam se é obrigatório fazer a instalação desses equipamentos com a assistência técnica ou credenciados porque o vendedor disse que é obrigatório senão perde a garantia, etc..., etc... A resposta é NÃO. Não é obrigatório e não existe lei que regulamente isso. Qualquer pessoa que adquirir esses equipamentos pode fazer a instalação sem nenhum problema. PORÉM é obrigatório que sejam seguidas todas as etapas de instalação que constam no manual de instruções, pois caso o seu equipamento venha apresentar defeito e você acione a assistência técnica, se quando o técnico chegar no local detectar que a instalação está incorreta e/ou não está de acordo com as instruções do manual, você pode perder a garantia do equipamento.

Assista o vídeo abaixo que ensina a fazer a instalação de uma lava e seca.



As principais etapas de instalação e que jamais devem deixar de serem feitas são:

1) Remover a base de isopor que vem embaixo do equipamento.

2) Retirar os parafusos traseiros de transporte (são 3 ou 4 parafusos, varia de acordo com o modelo)
NUNCA coloque o equipamento para funcionar sem antes retirar esses parafusos. Eles são somente para transporte para segurar o cesto/tanque da lavadora.
Para facilitar a retirada dos parafusos de transporte, afrouxe todos os parafusos com a chave que acompanha o equipamento e somente depois comece a retirá-los, retirando primeiro os parafusos inferiores.

3) Ajustar os pés niveladores
É imprescindível que o equipamento esteja nivelado e os 4 pés estejam regulados e fixos no chão. Lavadora/lava e seca mal nivelada detona o rolamento e mancal do equipamento.

4) Conexão das mangueiras de entrada de água
A maioria das lavadoras frontais e lava e seca vêm com 2 mangueiras de entrada de água (uma para água fria "COLD" e outra para água quente "HOT").

Caso você tenha aquecimento central na residência, basta conectar a mangueira COLD na torneira de água fria e a HOT na torneira com água quente.

Caso você não tenha aquecimento central na residência, basta conectar apenas uma mangueira na entrada COLD da sua lavadora ou lava e seca.

Não há mais necessidade de conectar as duas mangueiras em torneiras com água fria.

5) Instalação da mangueira de drenagem
Ela deverá ser instalada no tanque ou cano de drenagem na parede, respeitando sempre as alturas mínima e máxima descritas no manual de instruções do equipamento adquirido.

6) Verificação da rede elétrica (tomada) onde será ligada o equipamento:
Esses equipamentos quando estão aquecendo a água ou fazendo a secagem das roupas puxam energia equivalente a um grill ou ferro de passar e dependendo da grossura do fio da tomada (bitola) ele pode aquecer e derreter. Então é extremamente recomendado chamar um eletricista ou técnico qualificado para analisar a tomada onde será ligada o equipamento e instalar ao lado da tomada um disjuntor que tenha as especificações descritas no manual de instruções.

Se o equipamento for 220V é obrigatório também fazer o aterramento (fio terra).

Só lembrando que essas são as principais etapas de instalação. Leia atentamente o manual de instruções do equipamento.

Espero que essa explicação tenha-os ajudado e qualquer dúvida envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com.

*Verificar no manual de instruções ou junto ao fabricante se o modelo adquirido dispõe de aquecimento automático.

497 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 497 de 497
Fernando Ricci disse...

Olá Denise Ferraz, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Não há necessidade de tampar a entrada de água quente. Pode deixá-la aberta.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Marcelo, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A Brastemp está longe de ser a melhor lava e seca do mercado.

Para 6 pessoas precisa ser obrigatoriamente uma lava e seca 12 kg ou superior.

Os modelos que te recomendo são Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12), LG Noblige 12 kg (WD1252RW ou RD), Samsung Squall Jr. 13 kg (WD136) ou LG Titan 16 kg (WD1316AD7).

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fabéri disse...

Olá Fernando, comprei uma eco buble de 8,5kg e queria saber se para o funcionamento de toas as funções da máquina eu preciso ter sistema de água quente no meu apraz (central de gás).

Anônimo disse...

Olá Fernando, boa tarde!

Sou blog fundamental na escolha da minha maquina "consul facilite 10kg", minha mulher adorou a maquina. Obrigado pelas postagens.
Uma dúvida, a minha já está nivelada conforme sua orientação (os furinhos internos do cesto), mas... existe uma altura minima para instalação, um distancia minima do chão?

Gabriella Araujo disse...

Oi fernando! Comprei minha maquina frontal e o manual recomenda cano de drenagem até 1m de altura, mas o meu esta a 1.15m. Sera que vai dar errado mesmo? A maquina é da LG.

Juarez disse...

Olá Fernando.

Comprei uma máquina LG lava e seca 6 Motion DD 8,5K, na primeira lavagem a drenagem já saiu por baixo da máquina ou seja não saiu no cano de drenagem. O que pode ser.

Fatima disse...

Oi Fernando, Feliz 2015!!
analisei suas sugestões e adquiri a LG Prime Touch 10,2KG !
Estamos efetuando a instalação e a saída de água preciso que seja no tanque mas o cano ficou comprido. Lembro de já ter lido algo no blog mas não estou encontrando pode me ajudar?
Obrigada, Fatima

Fatima disse...

Oi Fernando, tudo bem? Feliz 2015! Muito obrigada pelas dicas. Das 3 lava e seca sugeridas adquiri a LG prime touch 10,2kg. Hoje instalamos e estamos com uma dúvida o cano de saída de água ficou comprido como podemos fazer? Outra dúvida é se após uma lavagem com secagem devo dar um intervalo para a próxima lavagem? Obrigada, estou muito feliz com a lava e seca! Abs, Fatima

Anônimo disse...

Oi fernando tenho uma dúvida tenho uma lavá e seca da brastemp minha dúvida é se qusno eu colocar ela só pra secar eum teno que deixar a água ligada ou posó deixar fechada por favor me ajude

paulo cabral disse...

Olá!Parabéns pelo blog!
Gostaria de saber que maquinas recém lançadas com capacidade acima de 12 kg, e preferencialmente com acesso por tampa superior,possuem de fabrica entrada para água quente(não aquecimento elétrico da água pela maquina)pois possuo sistema de água quente instalado na residencia.
Estou tendo dificuldades em encontrar.Se puder ajudar...
Moro em Niterói RJ.
Muito agradecido.

Fernando Ricci disse...

Olá Fatima, estou bem e você?

Respondi as mensagens que você deixou na minha fan page no Facebook.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços e Feliz 2015 à vc tb!!!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Durante a secagem é necessário deixar a torneira aberta porque as lava e seca secam por condensação e usam água para controlar a temperatura interna da máquina e para condensar a umidade retirada das roupas.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Paulo Cabral, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Nenhuma lavadora com abertura superior possui duas entradas de água.

Algumas frontais lava e seca possuem, mas a maioria delas enche pela entrada de água quente somente quando selecionada a maior temperatura disponível (60ºC - 110V / 95ºC - 220V). Ainda assim elas misturam água quente e fria e quem controla a temperatura que a água atingirá é o termostato porque elas não tem sensor na válvula de entrada de água para saber qual a temperatura da água que está entrando.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Caro Fernando, eu só quero sair do seu blog, mas não consigo. Cada vez que eu clico em cancelar inscrição vem uma mensagem de erro! Muito bom o teu blog, mas já comprei a máquina e agora quero sair. Me tira dessa amigo!

Anônimo disse...

Meu amigo tira uma duvida, comprei uma maquina da samsung lava e seca de 10,1 kg, contudo esqueci de tirar os parafusos de fixação, a maquina tremia muito ao centrifugar, cheguei a centrifugar umas 3 vezes, so entao resolvi tirar os parafusos e a maquina parou de tremer, esta funcionando corretamente agora, contudo minha duvida é pode ter dado algum problema no motor???

Unknown disse...

Ola! Com a falta de água nas torneiras como posso encher a minha máquina front load usando balde? É possível? Obrigada

Unknown disse...

Oi Fernando, tenho uma maquina Eletrolux lsi09, comprei já faz tres meses, sempre usei na centrifugação leve, só hoje retirei os parafusos de transporte dela, será que pode ter danificado ela?Colocava pouca roupa.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Infelizmente não consigo cancelar a inscrição por aqui. Por favor, me encaminhe um dos e-mails que você receber para que eu veja se consigo fazer algo (lavadorasderoupas@msn.com)

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Se após você ter retirado os parafusos a sua lava e seca continua funcionando normalmente, pode ficar tranquilo porque não houve nenhum problema interno.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Reigla, tudo bem?

Não é recomendado encher lavadora front load com balde ou mangueira porque elas tem sensores que analisam o peso da carga de roupas para determinar a quantidade de água que será usada e se você colocar mais água do que a máquina colocaria ela poderá apresentar erro no display e drenar toda a água.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Tiffany, tudo bem?

Como você usou sempre a centrifugação leve/suave na Electrolux LSI09 e você colocava pouca roupa, acredito que não tenha danificado nada. Ela não saiu pulando pela lavanderia nenhuma vez?

Fico no aguardo.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Jenifer disse...

Olá, Fernando! Adorei seu blog!
Pretendo comprar a lavadora samsung eco bubble 10,1kg e gostaria de saber se existe algum suporte para ela, como aquele suporte da Brastemp que serve como um pequeno armário.

Por acaso sabe em que loja posso encontrar o melhor preço para a lavadora o ou que tenha promoções com frequência?

Obrigada

Anônimo disse...

Olá Fernando, boa noite!
Comprei uma lava e seca Samsung de 10kg. Por uma distração esqueci de retirar um dos parafusos que server para fixar o tambor no transporte.
A lavadora iniciou o processo de centrifugação por duas vezes e começou a trepidar em função deste parafuso. Nas duas vezes paralisei o processo imediatamente.
Depois de retirar este parafuso a lavadora voltou a funcionar normalmente.
Isso pode casar danos ao equipamento?

Obrigado.

Djavan

Nathy Mara disse...

Tenho uma sansung lava e seca eco bubble 10,1 kg com abertura frontal (soh Jesus sabe ocodigo do modelo rsrsrs) q tem mangueira pra entrada de agua quente e fria, mas so tenho a Cold, li q da pra colocar soh ela e sem Y, gostaria de sabr se ela esquenta a agua automaticamente, pois quero lavar as roupas da minha bb e estereliza-las? E se esquenta, entao p q diabos serve a mangueira de agua quente.

David disse...

OI gostaria de sabre como faço para cancelar, tentei tirar o aquecimento, proem acabei clicando nas teclas erradas, a maquina ja está a algumas horas secondo, o hot esta aparencendo. Existe alguma tecla de cancelamento. Acabei clicnado em adiar achando que cancel aria. porem descobri q aumenta o numero d ehoras. minha roupa ja deve estar deformada. alguem pode me dar uma ajuda. E um QF no final. Samsung eco bubble 9kilos

Anônimo disse...

Ola Fernando, tenho uma lava e seca Mueller 7kg e quando ela centrifuga, ela balança muito e desliga, já regulei os pés. E alias. Quando coloco o meu peso em cima dela, ela funciona sem desligar, me parece que ela não tem peso o suficiente ou então a vibração da centrifugação me parece muito sensível, oq posso fazer?

Anônimo disse...

Muito obrigado mesmo. Já não sabia mais o que fazer com a minha lava e seca LG que vibrava muito durante a centrifugação. Assisti o vídeo e descobri que faltava apenas retirar os parafusos de transporte. Ufa minha mulher voltou a me amar.

cristiane disse...

Oi Fernando.comprei um modelo eco buble sansung de 8,5.quando ligo a entrada e agua fria ela começa a pingar em baixo.Ja verifiquei e nao é na entrada .é depois que entra na máquina da para ouvir pingando e começa a escorrer no chão. Por favor me ajude

Anônimo disse...

Oi Fernando,
Tenho uma lava e seca lg 8,5kg, recentemente foi trocado os rolamentos pois estava fazendo barulho, quando retornou notei que ao centrifugar esta vazando água por baixo, o que pode ser?
Ariane

Unknown disse...

Bom dia....tenho a lava e seca samsung 10kg á 2 meses esta funcionando normalmente, porém ontem notei que quando ela termina o ciclo de secagem toca a musiquinha de finalização, porém no visor aparece a palavra END e um cesto vermelho e após alguns segundos a mesma desliga... O que pode ser?? Obrigada

Unknown disse...

Olá, há um mês comprei uma lava e seca Sansung 8,5k. Gostaria de saber se posso retirar uma película de plástico nas suas laterais? Obrigada pela atenção!!!!
Maria Alice
14 de julho de 2015

Maria do Rocio disse...

Olá Fernando,
Comprei uma lava-seca LG 12 k, gostaria de saber se posso colocá-lo num pedestal da Brastemp, ele aguentaria o peso da LG??
Gostaria que me enviasse a resposta através do meu email mariadorocio@gmail.com
ATT
Maria do Rocio Poplade

Unknown disse...

Oi eu comprei uma lavadoura só que na primeira lavagem está saindo água por baixo. O q pode ser sera q é melhor eu informar a loja para que fasao a troca por outra antes de vencer o prazo. Ou o q pode ser. Brigada Seu blog é muito bom. Aguardo.

Unknown disse...

Minha maquina esta vasando em baixo o q pode ser é melhor eu informar a loja

Anônimo disse...

Obrigada Fernando, parabéns

Anônimo disse...

Obrigada Fernando, parabéns

Luisa Rangel disse...

Olá Fernando, boa tarde!
Parabéns pelo seu blog! É muito reconfortante saber que existem pessoas como você, dispostas a ajudar ao próximo!
Eu gostaria de uma ajuda, se possível.
Vou me mudar para um AP sem área de serviço e o sol só bate no final do dia. Sendo assim precisarei de uma LAVA E SECA.
Gostaria da sua recomendação para uma de no mínimo 10kg (tenho 2 filhos), mas a principal função é secar bem.
Minha sogra possui uma da LG e as roupas saem úmidas para molhadas. No meu ap não terei espaço para concluir a secagem de forma convencional.
Agradeço desde já sua ajuda!
Tenha um excelente domingo!
Luisa

Anônimo disse...

Bom dia minha lava e seca LG está enchendo de água novamente Na hora de secar

Thelma disse...

Olá Fernando! Estou encantada com o blog! Vc da uma atenção às pessoas que não encontramos normalmente, parabéns! Tive por 5 anos uma lavadora (não é lava e seca) Lg 10kg de abertura frontal... Porém ela deu defeito por 2 vezes e chamei a assistência técnica, uma vez ela ficou vazando muito água e a outra vez o tambor fazia um barulho absurdo ao centrifugar. Não foram consertos baratos e agora minha maquina esta manchando as roupa de marrom e fazendo um barulho muito alto quando o tambor gira. Chamei um técnico que quer me cobrar 900 reais para consertar minha maquina. Diante desse valor absurdo, estou pensando em comprar uma nova maquina. Qual vc recomenda? Segue as características da minha casa para ajudar na indicação:
Não tenho aquecimento central
Somos 4 pessoas na família
Precisa ser abertura frontal
Preciso de uma máquina mais durável pois achei que a minha dar defeito 3x em 5 anos não foi uma boa experiência...

Thelma disse...

Olá Fernando! Estou encantada com o blog! Vc da uma atenção às pessoas que não encontramos normalmente, parabéns! Tive por 5 anos uma lavadora (não é lava e seca) Lg 10kg de abertura frontal... Porém ela deu defeito por 2 vezes e chamei a assistência técnica, uma vez ela ficou vazando muito água e a outra vez o tambor fazia um barulho absurdo ao centrifugar. Não foram consertos baratos e agora minha maquina esta manchando as roupa de marrom e fazendo um barulho muito alto quando o tambor gira. Chamei um técnico que quer me cobrar 900 reais para consertar minha maquina. Diante desse valor absurdo, estou pensando em comprar uma nova maquina. Qual vc recomenda? Segue as características da minha casa para ajudar na indicação:
Não tenho aquecimento central
Somos 4 pessoas na família
Precisa ser abertura frontal
Preciso de uma máquina mais durável pois achei que a minha dar defeito 3x em 5 anos não foi uma boa experiência...
Muito obrigada
Thelma

Unknown disse...

Olá Fernando,
Estou com uma duvida referente a minha lava e seca lg, eu não tenho água quente em minha residencia, a algum procedimento na maquina onde ela aqueça a água sem precisar a água quente? Não estou conseguindo usa está função.

Unknown disse...

Olá Fernando, tenho uma la e ceca lg, mais me surgiu uma duvida eu não tenho sistema de água quente em minha residencia, há possibilidade de a maquina aquecer a água?, como que faço não estou conseguindo usar a água quente.

Anônimo disse...

Boa tarde. Meu nome é Ana Cristina. Adquiri uma Lava e Seca Samsung, Modelo WD106. Pretendo instalá-la de forma suspensa, construir uma base para sustentá-la no alto, pois acho desconfortável utilizá-la no chão. Qual a sua opinião em relação? Vê algum problema ou inconveniente?

Casa Vargem Grande - RJ disse...

Olá, Fernando.

Bom dia,

Verifiquei que vcs ajudaram um consumidor que teve um problema parecido com o meu para instalar uma máquina de secar roupas importada.

Gostaria de saber se vcs tem alguma dica para o eletricista conseguir colocar a minha para funcionar.

Detalhe, na primeira vez aconteceu a mesma coisa, o eletricista fez toda a instalação em 220 (eu acho) e ela não funcionou, mas consegui que um amigo que entendia muito de elétrica desse uma orientação e ele orientou o eletricista que fez alguma alteração na instalação e os caras conseguiram colocar ela pra funcionar.

Acontece que eu me mudei e infelizmente esse amigo faleceu e também não tenho o contato do eletricista, pois mudei de cidade.

O rapaz já tentou de tudo, falou que não tem mais opção, mas eu tenho certeza que está faltando fazer algo (ou desfazer).

A tomada é de 3 fios.
http://www.whirlpool.com/digitalassets/WED5700VW/Installation%20Instruction_EN.pdf

whirlpool WED5700VW

Sei que ele agora colocou 2 fases de 110 + 1 terra, o que ele pode estar fazendo errado ?

Abs,

Luciano

Unknown disse...

Ola! Comprei uma lava e seca, e aqui na minha casa temos um disjuntor pro chuveiro e outro pro restante da casa. Gostaria de saber se posso ligar a lava e seca em qualquer tomada, ja que não está sobrecarregada sem fazer aterramento. Ou sou obrigada a colocar um disjuntor so pra ela e aterrar a tomada? ah, é 127 w

Unknown disse...

ola Fernando, comprei uma lava e seca samsung WD856,
moro em um apto pequeno onde a cozinha é junto com a lavanderia, fiquei receosa de usar a maquina pois li no manual que a maquina não deve ser instala próximo a materiais inflamáveis, entretanto o fogão e o gás ficam e um metro de distancia da maquina, há algum risco? devo me preocupar com a maquina nesse sentido? qual a sua opinião?
aguardo seu retorno, abraço

Unknown disse...

Ola tenho uma lg lse09 e ela nao esta liberando o amaciante no ultimo enxague porem se por para aprnas 1 encague ela libera o amaciante.. Mas se por 2 ou mais enxagues ela libera agua dempre no mesmo reservatorio e nao libera o amaciante oq pode ser?

Unknown disse...

Boa noite, Fernando
Referente as lava e seca da samsung, linha seine de 8 e 10 kg, você sabe a respeito da instalação da entrada de aqua quente poder ser feita a partir de um aquecedor a gas?
Recentemente adquiri uma lava e seca Samsung Seine 10kg, fiz a instalação da entrada de água quente a partir do aquecedor a gás e da entrada de agua fria a partir da torneira.
Para minha surpresa, a máquina não puxou a água quente, apenas a fria.
Liguei no SAC da Samsung (péssimo por sinal) e a atendente informou que o ponto de agua quente não poderia ser de aquecedor a gás.
A explicação dela é que a maquina/mangueira não reconhece a água quente do aquecedor.
A minha pergunta é a seguinte: Procede essa informação?
Existe algum jeito de fazê-la funcionar com aquecedor a gás?
Tenho a impressão que sei mais que os atendentes do SAC da Samsung....

Unknown disse...

Ola, tudo bem?
Parabéns pelo seu blog! Utilidade pública :)

Tenho uma lava e seca 10,1kg, aqui na minha cidade a energia é 110. Meu quadro de energia é aterrado, eu preciso aterrar também a tomada? Moro em apartamento, e não posso fazer buracos, então enterrar aquela haste de cobre é impossível. Posso usar minha tomada comum visto que aqui é 110? Ficarei imensamente grata se puder me responder. Bjos

Murphy Brown disse...

Oi Fernando. Devido problemas de espaço vou ter que optar por uma lava e seca. Mas estou muito insegura. Qual das duas marcas LG ou Samsung? Pesquiso, pesquiso e não chego a nenhuma conclusão. Agora ainda para me deixar mais confusa vi que elas pdem ser colocadas sobre um pedestal. E esse pedestal pode ser mandado fazer, já que minha maquina ficará embutida na cozinha? Pode me dar um help

Cheff Gio disse...

A minha eleteolux lse 11 não está retirando a água do tambor e nem está centrífugando porém retirei a bomba de descarga de água e está funcionando ela fica com água com o sinal sonoro ligado e piscando salvo erro e c3

Fã da ergonomia disse...

Gostaria de saber se posso colocar um lava e seca Electrolux modelo Intuitive embaixo de bancada de mármore que é continuação da bancada da pia e se a tomada de 110 volts 20 amperes pode ficar embaixo da bancada também.
A lava e seca ficará entre a pia e o tanque que transformei em outra pia igual a pia da cozinha. Ambas pias com armário de mdf naval embaixo. A lava e seca com o calor dela poderá estragar as laterais dos armários e a tomada que ficarão embaixo da bancada?
Obrigada.

Fã da ergonomia disse...

Gostaria de saber se posso colocar um lava e seca Electrolux modelo Intuitive embaixo de bancada de mármore que é continuação da bancada da pia e se a tomada de 110 volts 20 amperes pode ficar embaixo da bancada também.
A lava e seca ficará entre a pia e o tanque que transformei em outra pia igual a pia da cozinha. Ambas pias com armário de mdf naval embaixo. A lava e seca com o calor dela poderá estragar as laterais dos armários e a tomada que ficarão embaixo da bancada?
Obrigada.

Fã da ergonomia disse...

Dúvida: a tendencia é sumir as lava e seca top e só ter lava e seca front?
Então qual o motivo da Electrolux ter lançado uma lava e seca top??
Quero colocar a lava e,seca embaixo de uma bancada de mármore que é continuaçao da bancada da pia e da bancada do Cook top que continuará direta até o tanque que transformarei em pia auxiliar.ou seja: uma bancada direta de parede a parede.
Só que se as lava e seca virarem top eu estarei frita, pois lava e seca top abre prá cima e a bancada irá impedir a abertur a da lava e seca para sempre. E aí? Lava e seca front é o futuro ou lava e seca top é o futuro? E qual marca de lava e seca com 9 ou mais kg vc recomenda? Já vi q as de 15 todas lavam mal pelos comentários. Preciso comprar uma lava e seca e tenho estas dúvidas. E a tomada? Pode ficar embaixo da bancada? E o calor? Destruirá as laterais dos armários em mdf naval q ficarão dos 2 lados da máquina? Com distancia de uns 15 cm mais ou menos de cada lado. A lava e seca ficará no chão e os armários serão sem soco ( com vão livre aéreo embaixo de cada armário.
Att.

Marlene disse...

Olá Fernando!

tenho uma máquina LG WD - 1403RD (1~9)

Está trepidando muito !!!!

O que faço/

Obrigada!

Celia Camargo disse...

Olá Fernando, tenho uma LG 12 Kg e ela engoliu o arame que fica na porta, será que eu mesma consigo tirar? Está fazendo um barulho infernal mas funciona.Por onde posso PESCAR esse, bendito parece estar entre o tambor e a camisa.

Celia Camargo disse...

Olá Fernando, tenho uma LG 12 Kg e ela engoliu o arame que fica na porta, será que eu mesma consigo tirar? Está fazendo um barulho infernal mas funciona.Por onde posso PESCAR esse, bendito parece estar entre o tambor e a camisa.

Celia Camargo disse...

Fernando como faço para retirar o arame da porta, foi engolido pela lavadora.

Unknown disse...

Boa tarde Fernando, parabéns pelo blog, é muito interessante e útilíssimo.

Por favor, estou com um problema parecido com o da Selma Regina (comentário acima) numa máq. igual - Samsung 10,5/6,0 - WD9102RNW, parecido, porque a minha enxágua, mas não centrifuga. Chamei o técnico da Samsung que não encontrou o defeito, então disse que tinha que trocar a placa principal, não senti firmeza, então decidi fuçar um pouco.

Às vezes aparece o erro 4E, mas não tem nenhuma sujeira na mangueira de entrada de água e além do mais a água está entrando na máquina normalmente. No meio de tanto fuçar a máq. voltou a centrifugar, mas não é sempre, na maioria das vezes após enxaguar, quando o marcador está no "10" ela fica fazendo barulho que está drenando a água, drena toda água mas não sai deste estágio, continua ligando a bomba de drenagem de tanto em tanto e não passa para a fase seguinte, que seria girar o tambor e depois centrifugar. Imaginei, então, que o problema poderia ser que a água não estivesse sendo drenada totalmente, mas a bomba de drenagem estava funcionando, pois, a água saia por ela, a altura da saída da mangueira de drenagem estava na altura certa (deu mais ou menos 85 cm). Daí, abri o dreno de limpeza, para ter certeza que não ficaria água no tambor, mas mesmo assim a centrifugação não aconteceu, não saia do "10" e o motor da bomba sendo acionado.

Em outra vez, parava no "10", mas ao abrir e tirar o lençol, sobrando só poucas peças de roupa, funcionou a centrifugação, mas hoje já não quer funcionar a centrifugação nem com poucas peças e nem com nenhuma peça.

Caro Fernando, você teria alguma idéia do que acontece? Como ela às vezes funciona, tenho medo de trocar a placa principal, como disse o técnico, gastar 1.100 reais, que foi o orçamento, e o problema continuar.

Obrigado.

mara rs disse...

Bom dia Fernando. Parabéns mais uma vez pelo excelente trabalho.
Estou com o mesmo problema do Marcos Barone post do dia 24/03/2016.
Tenho uma lavadora Samsung WF106U 220v, com 6 meses de uso. chega no estágio de centrifugar e nada, fica parada só drenando e não centrifuga. O relógio fica estacionado nos 10 ou 9 minutos, se não desligar fica por horas.
Fiz limpeza de tambor, drenagem manual, limpeza de filtros, conferi mangueira e tudo ok.
Mas só centrifuga quando quer.
Tens alguma dica?
obrigada, Mara.

Unknown disse...

Oi Fernando boa tarde parabéns pela competência saca mais do que qualquer fabricante pergunta porque não devemos colocar agua sanitária para limpeza da lava e seca a sanitária elina a ferrugem que vem na agua

Camila disse...

Fernando, tudo bem?

Acabei de comprar uma lava e seca da LG (8,5kg)e por alguma razão não consigo fazer com que a água entre na máquina. A mangueira de água está ligada no lugar correto (apenas a fria) e o registro também aberto. Quando coloco a máquina para funcionar ela começa a trabalhar e logo em seguida para, mostrando um erro na tela. Este erro é que de alguma forma a água está ficando presa do lado de fora, ela para na mangueira, entupindo a mangueira e não entra na máquina. Você saberia o que pode ser isso? e como solucionar?

Obrigada!

Carla disse...

Olá, Fernando! Eu comprei a lava e seca LG modelo WD1485ATA e fiz a instalação apenas da mangueira azul (água fria), conforme vc e o manual indicam, pois não tenho torneira de água quente. Mas a máquina não está aquecendo a água... Será que preciso instalar a outra mangueira? Obrigada!

Carla disse...

Olá, Fernando! Eu comprei a lava e seca LG modelo WD1485ATA e fiz a instalação apenas da mangueira azul (água fria), conforme vc e o manual indicam, pois não tenho torneira de água quente. Mas a máquina não está aquecendo a água... Será que preciso instalar a outra mangueira? Obrigada!

Unknown disse...

Quero comprar uma Samsung lava e seca de 10,1 kg Eco Bubble Mas eu quero a de 220 e aqui no meu apartamento é de um prédio velho que não tem aterramento não tem como botar um fio terra posso ligar minha nova lava e seca num transformador de energia

Unknown disse...

Oi Fernando, boa noite!!! Poderia me ajudar com uma duvida? Tenho lava e seca da sansung 10 Kilos Eco Blue, no começo ela funcionou muito bem com agua quente, porem agora nao funciona mais! Esta semana mandei pra assistencia técnica e voltou c mesmo problema...sabe me orientar como devo proceder pra ter o melhor funcionento dela? Obrigada!

Unknown disse...

Como faço para colocar a máquina lg wd-1403rda em modo de auto teste....desde já agradeço....

Unknown disse...

Boa Noite Fernando! Parabéns pelo Blog, você sabe muito...
Tenho uma samsung eco Blue 10k lava e seca. A mesma está apresentando um vazamento de água por baixo dela, o que pode ser? Já observei muitas reclamações iguais... No aguardo, obrigada.

Adarcy Valentim disse...

Boa tarde Fernando, comprei uma lavadora Samsung eco bublle 14 kg, não tenho ponto de água quente no meu apartamento, posso faze-lo com um aquecedor elétrico individual? Pois gostaria muito de lavar as roupas em água quente sem ter que usar o sistema de aquecimento da máquina, pois vai custar muito caro, obrigada

Adarcy Valentim disse...

Boa tarde Fernando, comprei uma lavadora Samsung eco bublle 14 kg, não tenho ponto de água quente no meu apartamento, posso faze-lo com um aquecedor elétrico individual? Pois gostaria muito de lavar as roupas em água quente sem ter que usar o sistema de aquecimento da máquina, pois vai custar muito caro, obrigada

Adarcy Valentim disse...

Boa tarde Fernando, comprei uma lavadora Samsung eco bublle 14 kg, não tenho ponto de água quente no meu apartamento, posso faze-lo com um aquecedor elétrico individual? Pois gostaria muito de lavar as roupas em água quente sem ter que usar o sistema de aquecimento da máquina, pois vai custar muito caro, obrigada

Ju disse...

Olá, a minha lava e seca eletrolux 9kg está vazando água por baixo, não é pelo respiro por excesso de sabão. O que pode ser?

Ju disse...

Olá, a minha lava e seca eletrolux 9kg está vazando água por baixo, não é pelo respiro por excesso de sabão. O que pode ser?

Unknown disse...

tem problema com a vazão de agua em minha casa que e fraca ,as lavar roupas frontais tem alguma recomendação de altura em relação ao piso .pois uero instalaf uma a um metro do chão em cima de uma bancada

Unknown disse...

Boa noite Fernando, tenho uma lava e seca Samsung WD856UH/220 e fiz instalação da mangueira de água quente derivando direto da saída do meu aquecedor de passagem. Minha dúvida é se para secar as roupas a lava e seca utiliza o calor da água quente ou vai continuar usando a resistência interna? Fiz a instalação da água quente pensando em economizar na conta de luz.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Na secagem a lava e seca utiliza água fria para controlar a temperatura interna da máquina e fazer a condensação da umidade retirada das roupas. Ela só usa a entrada de água quente quando selecionado temperatura de lavagem 95°C (e 60°C, se não me falha a memória).

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Olá, eu comprei uma Lavadora de Roupas Samsung 10,1 kg WF106U4SAWQ e uma secadora Secadora Suspensa Brastemp 10 kg Ative! BSI10AB. Gostaria de saber se posso colocar essa secadora em cima da máquina de lavar, sem aparafusá-la na parede, uma por cima da outra.

PHD De Santi disse...

boa tarde!
Não achei indicativo na máquina (parte posterior) de qual entrada de água é cold e qual é hot...
qual é a cold (da direita (de fora) ou da esquerda (interna).

PHD De Santi disse...

máquina eletrolux lse09 (lava e seca frontal)

Anônimo disse...

Comprei uma lava e seca roupa da Samsung 10kg consegui utilizar normalmente 2 vezes. Agora ela resolveu que so trabalha no modo rapido de 15 minutos! Qualquer outra funçao da erro E4 e nao enche. Ja fiz td que diz no manual mais nao adianta.

Evaldo disse...

Obrigado, com sua explicação fiz a instalação da minha e ficou tudo certo.
Obrigado.

Ângela. disse...

Bom dia.
Ainda é possível obter respostas? Estamos em 2017.
Comprei uma lava e seca de 9 kilos Samsung. É possível trocar os pés, por aqueles pés antigos usados para fogões, geladeiras etc. De maneira que fique fácil a limpeza em baixo da máquina? Muito obrigada. Angela.

Laisa disse...

Olá comprei uma Samsung lava e seca, gostaria de saber se ela pode ficar diretamente ao chão, sem seus pés? Tenho um apartamento é gostaria de embutir ela embaixo da minha pia.

OSOG disse...

Ola ! Acabei de receber uma lavadora frontal Samsung 10 kgs e tentaremos eu e meu marido instalar a maquina.
Apos seu video, acho que ficou fácil.
Tem alguma dica especial sobre esta maquina em particular?
Desde já, grata

Anônimo disse...

Tenho a mesma dúvida!

Fã da ergonomia disse...

Estou tentando me excluir mas não consigo parar de receber comentários no, no meu email.
Por gentileza me excluir. Estou sem tempo e sem espaço no gmai. Grata.

Junior filho disse...

olá, boa noite, comprei a maquina lava e seca LG 8,5 mega touch e só tem uma entrada de agua ( cold) porém quero conectar também a agua quente. Isso caus algum defeito no equipamento? minha ideia é colocar dois registros, uma para agua fria e outro para agua quente, porque quando precisar agua quente é so abrir o registro e fechar da fria, mas tenho receio de causar algum dano a maquina.

Unknown disse...

Ola Fernando comprei uma centrifuga suggar 12 kg e no priimeiro uso saiu um cheiro muito forte... É normal...

PHD De Santi disse...

Olá! Não consigo cancelar a inscrição no blog e continuo recebendo mensagens... tem como ajudar?

Lucilene disse...

Boa noite!
Queria esclarecer uma dúvida! Comprei uma lava e seca Samsung 10kg e quando coloco roupa para secar, a cada 2mts mais ou menos ela faz barulho de drenagem de água....isso é normal?
Obrigada

Unknown disse...

Foi realizada a instalação de uma máquina sansung 10 em minha residência e não foi retirado os parafusos de fixação do cesto e mesma trepidava muito, saindo inclusive de seu local.

Pesquisei e soube da necessidade da retirada dos parafusos, então o fins.

Entretanto não adiantou nada a mesma continua saindo do lugar na hora de centrifugar e para piorar as coisas a empresa que da assistencia técnica não existe na minha cidade (Pato Branco - Pr) e não sei o que faço.

Tem alguma sugestão para me ajudar a solucionar o problema, pois minha esposa não quer mais usar a bendita.
Att.

Assis Anhaia

Unknown disse...

Boa tarde jovem
Foi realizada a instalação de uma máquina sansung 10 em minha residência e não foi retirado os parafusos de fixação do cesto e a mesma trepidava muito, saindo inclusive de seu local.

Pesquisei e soube da necessidade da retirada dos parafusos, então o fins.

Entretanto não adiantou nada a mesma continua saindo do lugar na hora de centrifugar e para piorar as coisas a empresa que da assistência técnica não existe na minha cidade (Pato Branco - Pr) e não sei o que faço.
Tem alguma orientação nesse sentido.

Att.

Assis

Unknown disse...

Bom dia
Comprei a lavadora mas ainda não instalei, tenho que chamar um técnico da autozada pois se não perco a garantia é isso?



Sirlei disse...

Olá, meu amigo!!!!
Adquiri uma lava e seca da Sansung a um mês e tenho acompanhado seu blog que tem me ajudado muito. Minha cozinha é junto com a lavanderia e gostaria de embutir a lava e seca no balcão, ao lado do fogão e o ponto de gás está a 10 cm da máquina. Minha dúvida é se posso manter meu projeto dessa forma ou terei que mudar ou fazer alguma adaptação. Desde já, agradeço sua atenção.

Sirlei A. Paulino

Itamar Florentino da Silva Filho disse...

Olá !

Comprei uma WF106 após ter visto seu vídeo no youtube sobre a máquina ( samsung seine 10,1 )

A máquina me foi entregue ontem porém com um vazamento terrível na parte de baixo à direita, na bomba d'água. Toda a agua do interior da máquina vaza por ali, não retem nada.

Como agir ?

Mary disse...

Olá! Preciso de sua ajuda. Quase comprei uma lava e seca Midea. Desisti por insegurança e Estou pensando na Samsung, cujo preço é bem mais alto. Afinal, a desconhecida Midea é uma boa máquina? Muito obrigada.

Mary disse...

Por favor, poderia me dar alguma referencia sobre a lava e seca Midea. O preço é bom, mas desconheço a eficiência e qualidade do produto. O que voce sugere? MT obrigada.

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 497 de 497   Recentes› Mais recentes»